terça-feira, 29 de junho de 2010

Contagem Regressiva


Oi galerinha! Começou a contagem regressiva para o ENET 2010, por isso é necessário que todos vocês baixem os links das artes e rodem nos seus estados...
Dilvulgar também é muito importante! Por isso não perca tempo, baixe já as artes e divulguem!
Vamos juntos constrir um grande Encontro Nacional Das Escolas Técnicas!

Rumo a Expansão e Consolidação da Educaçao Profissional no Brasil!!!

NÓS APENAS COMEÇAMOS!

LINKS:

http://www.mediafire.com/file/2crfngmj2zr/adesivo.pdf
http://www.mediafire.com/file/0uz3m1mzdzf/camisetacostas.pdf
http://www.mediafire.com/file/2zgenzmvhdz/camisetafrente.pdf
http://www.mediafire.com/file/2nqd2idcoy2/cartaz final.pdf
http://www.mediafire.com/file/ygxnwl1yyym/panfleto1.pdf
http://www.mediafire.com/file/gkwd2yhyqkm/panfleto2.pdf

Por Ariana Souza

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Inscrições de aprovados pelo Sisu se encerram hoje, dia 24

Estudantes selecionados pelo Sisu têm até hoje, 24 de junho, para realizar as suas matrículas. Segundo o Ministério da Educação (MEC) pelo menos 16 mil vagas foram distribuídas em 35 instituições espalhadas pelo país

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação para seleção de estudantes para instituições públicas de ensino. Essa seleção tem como base a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2009. Os interessados que se encaixam dentro das exigências podem se inscrever através do site http://sisu.mec.gov.br.

No cronograma apresentado pelo MEC, existem ainda duas chamadas previstas para os dias 28 de junho e 8 de julho. Se houver vagas disponíveis após as três chamadas, haverá uma nova convocação feita pelas instituições de acordo com a ordem de espera.

Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer aquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.

Estudantes opinam sobre Sisu
É o primeiro ano que o MEC utiliza esse processo de seleção unificada. No início de 2010, mais de 793 mil pessoas se inscreveram para concorrer às vagas. No entanto, muitos problemas foram encontrados pelos candidatos na hora de concluir a inscrição via web. O MEC alegou que houve “sobrecarga” de acessos ao endereço eletrônico, devido ao número de acessos simultâneos.

A estudante do curso técnico de nutrição, Cláudia Juliany Valim, falou ao EstudanteNet sobre as dificuldades que encontrou no início do ano. “O site ficou sobrecarregado por vários dias. Resumindo, não consegui me cadastrar para pleitear a uma vaga no curso de gastronomia”, reclama a estudante.

Já Arício Júnior, estudante de Rio Verde, Goiás, que buscava uma vaga no curso de licenciatura em química, considerou muito melhor o sistema de seleção em relação ao tradicional vestibular, mesmo tendo enfrentado problemas na concretização do cadastro. “É menos estressante que o vestibular”, comparou Júnior.

O MEC informou que o site utilizado para o cadastro dos alunos está sendo melhorado com o aumento de sua capacidade, permitindo um maior número de acessos sem que aja queda de conexão, bem como o esclarecimento de algumas questões básicas de informação sobre o Sisu.

Aprovados
A relação dos aprovados pode ser conferida no banner “Consulte a lista de aprovados” na página do Sisu na internet: www.sisu.mec.gov.br. A pesquisa pode ser feita por estado, instituição de ensino, campus e curso. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 616161 (ligação gratuita).


Da redação

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Abertas as inscrições para o Enem 2010

As inscrições ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 poderão ser feitas até o dia 9 de julho, exclusivamente via internet; estudante de escola pública está isento da taxa de R$ 35

As provas do Enem 2010 terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O Exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, mais a redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos - o candidato deve fazer a opção no momento da inscrição.

”Há que se destacar a positiva iniciativa do MEC e das universidades brasileiras de utilizarem o Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso à universidade”, afirma o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick. O exame, que desde o ano passado funciona como um vestibular unificado em todo o território nacional, segundo o MEC visa “democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio”.

O Novo Enem
Lançado em 2009, a proposta do novo Enem é trazer uma prova moderna e simplificada. O Ministério da Educação também planeja, com o novo modelo do Exame, reformular o padrão do ensino médio, com “um ensino mais prático, simples e próximo da realidade dos alunos”.

Com a reformulação da prova, há possibilidade de usar o Enem também para entrar em Universidades Federais. Mais de 500 universidades em todo o Brasil consideram as notas do Exame, sendo pelo menos 54 públicas. Como é realizado em nível nacional, ele centraliza o acesso às faculdades do Brasil e possibilita maior mobilidade para os alunos dentro do país, pois é adotado nos 25 estados.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) sempre defendeu que é necessário um sistema para avaliar o ensino de forma mais plena, destacando os múltiplos aspectos dos cursos oferecidos. “Avaliar os estudantes é apenas um deles e não o principal”, o presidente da entidade, Augusto Chagas. A UNE defende a implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) como um todo, mas reconhece “o importante avanço no sistema de acesso ao ensino superior que o novo Enem representa”.

CPF é exigência para inscrição
Ao fazer a inscrição, na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estudante terá de informar o número do próprio CPF, independentemente da idade - não poderá usar o do pai ou da mãe. O sistema de recebimento das inscrições coibirá eventuais irregularidades ao buscar automaticamente informações sobre o número indicado na base de dados da Receita Federal.

Quem tiver mais de 16 anos pode fazer o cadastro de pessoa física (CPF) em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O responsável legal deve pedir o documento para os menores de 16 anos - não é possível tirar o CPF pela internet.

Estarão isentos da taxa de inscrição, de R$ 35, os estudantes da última série do ensino médio, os que tiverem concluído o ensino médio em anos anteriores e os de escolas particulares que comprovem a impossibilidade de pagamento e assinem declaração de carência.

Exame: 6 e 7 de novembro

Em 6 de novembro, sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas, das 13h às 17h. No domingo, 7, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e redação.

Da redação, com informações do MEC

quinta-feira, 17 de junho de 2010

UBES se prepara para o 11º Encontro Nacional das Escolas Técnicas



Estudantes de escolas técnicas de todo o país se reúnem para o evento mais importante da área no ano; esta edição do Enet irá discutir, entre vários assuntos, prioritariamente os rumos da educação profissional brasileira

Começa a contagem regressiva para o 11º Encontro Nacional das Escolas Técnicas (ENET). Desta vez, a cidade de Natal foi escolhida para sediar o evento, que acontece entre os dias 25 e 27 de julho. O ENET não é realizado há quase 05 anos, por isso a importância desta edição para discutir novas propostas sobre a expansão e consolidação da educação profissional e tecnológica do país.

“Mesmo com os avanços constatados no Brasil nos últimos anos, no que diz respeito à educação são constatadas várias deficiências no sistema público educacional. No país a maioria esmagadora da juventude, cerca de 86,5% segundo o IBGE, estudam em escolas públicas. Analisando que a população mais carente e sem recursos financeiros para ingressar em uma universidade fica escancarada a importância do ensino profissionalizante no país. Com isso, fica também clara a importância das escolas técnicas na formação profissional do jovem para ter condições de brigar no mercado de trabalho de forma igual”, constata o presidente União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick.

Nos últimos oito anos houve um sensível aumento no número de escolas técnicas em todo o território nacional. Mais precisamente um salto de 254%, com 354 escolas no total. Estima-se que, até 2014, o número pule para 600 unidades.

O ENET visa, sobretudo, promover uma discussão sobre o futuro desses novos espaços. A expectativa é que no próximo período os crescentes resultados apontados acima possam continuar.

“Os estudantes brasileiros precisam que o poder público continue investindo na expansão do ensino profissional e que crie um fundo exclusivo de recursos para as escolas técnicas, como já existe para o ensino médio e as universidades”, apontou Evanovick.

Yann comenta ainda que a educação profissional tecnológica deve ser encarada como ferramenta inclusão social e profissional para a população. “A educação profissional e tecnológica se tornou um elemento estratégico na luta pelo ensino público de qualidade e pela inclusão social da população menos favorecida do país”, finalizou Evanovick.

Como participar do ENET
A inscrição é gratuita. Basta baixar o formulário de inscrição clicando aqui, preencher e enviar paramailto:paracontatoenet@gmail.com.

Outras informações pelos telefones (11) 5082-2924 / (11) 5084-5219.

Serviço
O quê? 11º ENET – Encontro Nacional dos Estudantes das Escolas Técnicas
Quando? Dias 25, 26 e 27 de julho de 2010
Onde? IFRN: Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Tirol – Natal


Por Paulo Tonon

50% do Pré-Sal: UBES comemora a destinação de 80% para a educação básica

O presidente da entidade defende ainda a ampliação do número de escolas em período integral. "Os jovens estudantes precisam adquirir uma bagagem intelectual vasta", que vai contribuiu muito para o ingresso na universidade

Na madrugada do dia 10 de junho foi aprovado pelo senado federal a emenda que destina 50% do fundo social do pré-sal para educação, de autoria dos senadores Fátima Cleide, Inácio Arruda, Ideli Salvati e sustentada por Inácio Arruda, Fátima Cleide e Antônio Valadares. Durante toda manhã do dia 9 de junho estudantes pressionaram os senadores sobre a votação da emenda que teve início às 14 horas e terminou às 03h30 da manhã do dia seguinte.

A polêmica sobre os royalties tomou o centro da votação, porém, com muita insistência, os senadores conseguiram imprimir a marca do debate travado pelas ruas de todo o Brasil durante o mês de março na jornada de lutas da União Brasileira dos Estudantes (UBES), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG).

“A conquista dos 80% para a educação básica deve ser comemorada, pois o resultado é fruto de um debate travado pelo movimento educacional”, afirmou o presidente da UBES, Yann Evanovick (foto). Segundo dados da ONG Ação Educativa, o Brasil gasta menos de 60% da estrutura básica para o ensino médio. Já outro estudo, denominado “Uma visão dentro da escola primaria”, patrocinada pela UNESCO e realizado entre 2005 e 2007, revela que o Brasil investe pouco nas séries iniciais do ensino fundamental.

De acordo com o Ministério da Educação, no país são investidos 1.159 dólares por estudante, enquanto no Chile, por exemplo, esse valor chega a 2.120 dólares. Na comparação entre países quanto a carga horária nos quatro anos iniciais do ensino fundamental, o estudo aponta que no Chile os estudantes têm 1.200 horas/aula. Já no Brasil esse número é de 800 horas/aula por ano.

Para Yann, um dos principais mecanismos para que o aluno adquira maior conhecimento no âmbito escolar é aumentar o número de escolas em período integral. “Os jovens estudantes precisam adquirir uma bagagem intelectual vasta para que, posteriormente, consigam colocar todo seu conhecimento na universidade. Para isso é necessário a implantação de mais escolas em período integral”, afirmou Evanovick. A votação segue para a câmara federal, onde deverá ser votada ainda essa semana, segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer.

Da Redação

sexta-feira, 11 de junho de 2010

50% do Fundo Social do Pré-Sal irão para a educação

O Fundo Social do Pré-Sal destinará 50% de seus recursos para a Educação. É o que prevê emenda de autoria do senador Inácio Arruda ao texto do PLC 7/10, que cria o Fundo Social do Pré-Sal, aprovada por unanimidade na madrugada desta quinta-feira, no Senado Federal.

A emenda do senador Inácio Arruda, assinada também pela senadora Fátima Cleide, atende a uma reivindicação da UNE e da UBES, que realizam um movimento nacional em favor do ensino básico e superior.

O projeto de lei que cria o Fundo Social do Pré-Sal, que recebeu 38 votos favoráveis, 31 contrários e uma abstenção, retornará para analise da Câmara, uma vez que o texto aprovado também define que o regime de partilha será o modelo adotado na exploração do petróleo da camada pré-sal, que se estende no subsolo marinho que vai do litoral de Santa Catarina ao Espírito Santo.

Fundo Social
O Fundo Social é um mecanismo de natureza contábil e financeira, vinculado à Presidência da República, com a finalidade de constituir fonte de recursos para o desenvolvimento social e regional, na forma de programas e projetos nas áreas de combate à pobreza e de desenvolvimento da educação, da cultura, da saúde pública, da previdência, da ciência e tecnologia, do meio ambiente e de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Os projetos e programas do Fundo Social observarão o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as respectivas dotações consignadas na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Entre os objetivos do Fundo Social está o de constituir poupança pública de longo prazo com base nas receitas auferidas pela União; oferecer fonte regular de recursos para o desenvolvimento social e regional; e mitigar as flutuações de renda e de preços na economia nacional, decorrentes das variações na renda gerada pelas atividades de produção e exploração de petróleo e de outros recursos não renováveis. É vedado ao Fundo Social conceder garantias, de forma direta ou indireta.

O Fundo Social terá como recursos a parcela do valor do bônus de assinatura que lhe for destinada pelos contratos de partilha de produção; a parcela dos royalties que cabe à União, deduzidas aquelas destinadas aos seus órgãos específicos; a receita advinda da comercialização de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos da União, conforme definido em lei; os royalties e a participação especial dos blocos do pré-sal já licitados destinados à administração direta da União; os resultados de aplicações financeiras sobre suas disponibilidades; e outros recursos destinados por lei ao fundo.

A política de investimentos do Fundo Social será definida pelo Comitê de Gestão Financeira (CGFFS), que terá sua composição e funcionamento estabelecidos pelo Poder Executivo, assegurada a participação do ministro da Fazenda; do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e do presidente do Banco Central. Aos membros do comitê não caberá qualquer tipo de remuneração pelo desempenho de suas funções. As despesas relativas à operacionalização do comitê serão custeadas pelo próprio fundo.

Fonte: Assessoria de imprensa do gabinete

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Para hoje, para sempre... Gol histórico no dia da Copa! Vitória no Congresso Nacional! Aprovado os 50% do Fundo social do Pré-sal para a educação!


A quinta-feira já pensava em amanhecer na África do Sul, o país da Copa, na véspera da festa de abertura do maior evento esportivo do mundo. No Brasil, os estudantes acompanhavam atentos, como a um jogo da seleção, a votação no plenário do Senado Federal que adentrou a madrugada. Por volta das 3h da manhã do dia 10 de junho de 2010, após mais de 11 horas de discussões, os senadores aprovaram -por 38 votos favoráveis, 31 contrários e uma abstenção- a criação do Fundo Social do Pré-sal. O gol, de placa, que entrou para a história, veio com a aprovação da “emenda da UNE”, que determina que 50% dos recursos deste Fundo sejam destinados exclusivamente ao financiamento da educação pública superior e básica, área considerada pela entidade como estratégica para o desenvolvimento do país.

A vitória histórica dos estudantes foi fruto de ampla mobilização da UNE, UBES e ANPG. Desde o início da semana, diretores das entidades provocaram intenso corpo corpo junto aos parlamentares com objetivo de pressionar e cobrar o comprometimento de cada um com a educação brasileira. As entidades criticaram veementemente por meio de nota oficial o primeiro relatório divulgado na terça-feira, que descaracteriza o objetivo do Fundo Social ao propor que os recursos deveriam ser destinados a diversas áreas, sem dizer claramente qual a prioridade.

Durante toda a quarta-feira, os estudantes realizaram uma Blitz no Congresso Nacional para reverter a redação do projeto e garantir os 50%. As entidades desencadearam também uma “guerrilha virtual” por meio das redes sociais. Milhares de mensagens foram enviadas para todos os senadores via twitter, o que gerou o compromisso público de muitos deles com a votação favorável à emenda.

O presidente da UNE, que ficou até o fim da votação desta madrugada no Senado Federal conversando com os parlamentares sobre a importância dos 50% para a educação, celebra a vitória como uma conquista de todo o povo brasileiro. Para ele, a vitória não é apenas desta geração. “Fiz questão de ficar até o último minuto da votação. Conversei com cada parlamentar. Mostrei a importância da nossa emenda para o futuro do nação. Fiquei realmente muito emocionado quando conseguimos a aprovação. É o sonho geracional de transformação do país. Vamos garantir para os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos e toda uma geração de brasileiros e brasileiras um futuro promissor, com uma educação pública, gratuita e de qualidade”, disse. "Agora, vamos lutar da mesma forma e com muito mais mobilização em cada canto do Brasil pela promulgação da emenda".

* Ao longo do dia o EstudanteNet irá trazer novas informações sobre a histórica conquista da UNE, UBES e ANPG.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Marília França é eleita a nova presidente da AESP


Em clima de união, secundaristas paraibanos elegem, em chapa única, Marília França como a nova presidente da AESP na última sexta-feira, dia 04.

No último dia 4 de julho, sexta-feira, a Paraíba recebeu mais um Congresso da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP). Nesta edição, mais de 400 jovens de todo o estado prestigiaram e elegeram, em chapa única, Marília França, como presidente da entidade, assim como toda a diretoria. O congresso teve início às 10h, com somente um grupo de trabalho. Na ocasião, os presentes debateram assuntos como esporte, cultura, lazer e, é claro, os 50% do Fundo Social do Pré-sal para a Educação, entre outras reivindicações.

Com o sentimento de tentar, de alguma forma, fazer algo para ter um Brasil mais justo, Marília ingressou no grêmio da Escola Estadual Presidente Médici, onde lidera o movimento até hoje. “Após ingressar no grêmio, comecei a minha militância na UBES, na qual me tornei diretora regional.”, afirmou França.

Marília falou sobre a importância do Congresso da AESP, principalmente sobre o que representa a entidade para a juventude paraibana. “Lá pudemos reunir os militantes para discutir sobre todas as nossas reivindicações, amarrar todos os nossos pensamentos para torná-los inda mais forte”, declarou a diretora.

Fazendo um levantamento sobre as principais metas de sua gestão no comando da AESP, Marília França foi incisiva. “Há muito ainda o que batalhar. Primeiramente, temos a questão dos 50% do Pré-sal para a educação que promete revolucionar a educação no Brasil. Depois vêm as questões aqui do nosso estado, como o aumento de vagas para alunos da rede pública nas universidades, meio passe e que os representantes de grêmios se façam mais presentes nas escolas”, finalizou Marília.

Da redação.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Contra a homofobia, entidades estudantis tomam a avenida na 14º Parada Gay

Cerca de 3 milhões de pessoas prestigiaram a 14º Parada do Orgulho Gay realizada no último domingo em São Paulo. Ao longo da avenida, entidades estudantis divulgaram a campanha contra a homofobia dentro das escolas e universidades.

Domingo, início da tarde. O tom calmo e tranqüilo, que geralmente impera na Avenida Paulista neste dia da semana, deu lugar a uma agitação que fez lembrar: ali é um dos principais centros nervosos de São Paulo. Mas não se assuste. Os escritórios não fizeram hora extra neste final de semana. As gravatas, paletós e semblantes sérios deram lugar às plumas, trios elétricos e ao colorido tradicional do arco íris. Começava a 14º Parada do Orgulho Gay, realizada na capital paulista no último dia 6 de junho, e que arrastou 3 milhões de pessoas, firmando-se mais uma vez como um dos maiores eventos do mundo.

Ao longo da Avenida, público diverso. Turistas, curiosos, famílias, idosos e jovens. Nesta edição, a organização da Parada trouxe para a reflexão do público um tom político, trazendo o tema “Vote contra a homofobia, defenda a cidadania”, mandando um alerta aos parlamentares que compactuam com a homofobia e a criminalização dos homossexuais.

De forma descontraída, os presentes protestaram a todo o momento contra a intolerância e, principalmente, o preconceito sexual. “Através deste tema estamos estimulando as pessoas a votarem em candidatos que, de fato, se preocupem com a comunidade LGBT”, afirmou Alexandre Santos, presidente da Associação da Parada do Orgulho Gay de São Paulo.

Aproveitando a proximidade das eleições, o Movimento LGBT também falou sobre a importância da consciência do voto, de forma a escolher o candidato que se comprometa com as questões de interesse do Movimento LGBT. Além disso, trouxeram à tona projetos de lei que estão em tramite na Câmara e no Senado Federal sobre políticas de inclusão, tais como, garantia do estado laico e a defesa da educação laica.

Combater a homofobia dentro das universidades e escolas
As entidades estudantis, como é tradição todos os anos, também foram para a Avenida Paulista engrossar o coro na luta contra a homofobia no país. Representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), União brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), a União Estadual dos Estudantes (UEE-SP) e União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) distribuíram adesivos e um manifesto da campanha “Universidade fora do armário – Combater a homofobia dentro das universidades e escolas”.

O diretor LGBT da UNE, Denílson Júnior (foto), conversou com o EstudanteNet sobre a luta travada junto às autoridades para conseguir acabar com possíveis perseguições à comunidade LGBT dentro do âmbito acadêmico. “Estamos com a campanha travando batalha nas universidades e escolas contra a homofobia. Estamos procurando expor aos estudantes a importância de se respeitar o próximo, independente de sua sexualidade”, explicou.

Segundo Denílson, dados divulgados pelo MEC apontam que uma grande parcela de jovens desistem do ambiente acadêmico de forma precoce motivados por atos homofóbicos. “O grande desafio das entidades, em especial a UNE e a UBES, é intensificar os debates sobre a diversidade nas escolas, bem como nas universidades”, afirmou.

“Para acabar com a homofobia será necessário mais que a criação de Centros de Referência. É preciso coragem para ver que a estrada não termina aí e vai muito além do se que vê. O problema não está na madeira da porta, mas no alicerce da casa”, disse Denílson de cima de um dos trios.

Em cada esquina, em cima de cada trio, as 3 milhões de pessoas se reuniram para a maior parada gay do mundo. A multidão começou a se concentrar na região do metrô Brigadeiro por volta das 10h. Neste mesmo horário, todas as ruas que cruzam e circundam a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, trajeto oficial da parada, também foram interditadas. O evento teve início às 12h55 ao som de um inusitado hino nacional em versão tecno.

Hino versão tecno

Os 18 trios elétricos foram posicionados estrategicamente na pista sentido Consolação. Ao longo de toda a avenida, além das cores tradicionais da bandeira símbolo da parada, o verde e o amarelo também imperaram, fazendo alusão aos poucos dias para o início da Copa do Mundo.

Participantes elogiam
Na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, um aglomerado de pessoas acompanhavam, sem piscar, a passagem de um dos trios. Ao canto, uma mulher com sua cadelinha no colo assiste tudo, boquiaberta. Moradora da Rua Haddock Lobo desde a infância, Laura Calmon comenta que é a primeira vez que prestigia o evento. “Considero todos esses movimentos, em especial a parada gay, importantíssimos. Eles legitimam a nossa liberdade de expressão. Todas as questões que envolvem preconceito, pedofilia, homofobia, entre outros, devem acabar. E essas manifestações são ferramentas eficazes no que diz respeito à conscientização”, falou com a reportagem do EstudanteNet a dona de casa de sorrisos nos lábios.

Para Mauro Tavares, que curtia a festa em frente ao vão livre do Masp, participar não é mais novidade. “Essa é a quinta vez que venho à parada. O engraçado é que sempre parece a primeira vez”, brincou. Mauro contou que já sofreu preconceito por assumir sua sexualidade em vários momentos, mas garante não se importar. “O preconceito vem do simples fato de como as pessoas te olham, te julgam e, muitas vezes, te destratam. Mas não tem problema, eu sou mais eu!”, exclamou, com veemência.

Ainda em frente ao Masp, duas senhoras comentam entre si sobre a organização da edição 2010 da parada gay. “Em vista do que era no começo, hoje, dá gosto de ver. Tem até cordão de isolamento nos carros”, comentou uma das senhoras cotovelando sua amiga.

Famosos marcam presença
Assim como em outras edições, várias celebridades estiveram presentes à 14º Parada do Orgulho Gay de São Paulo. Entre eles, Isis Stefanelli (apresentadora do TV Fama, da Rede TV, e ex-BBB); Serginho e Dicesar (representantes da turma dos “coloridos” no BBB 10), além de Sabrina Boing Boing (atriz pornô).

Por Paulo Tonon