sexta-feira, 30 de julho de 2010

Parlamentares são homenageados no 11º ENET


Responsáveis pela aprovação da emenda dos 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação são aclamados em ato realizado no 11º ENET da UBES na tarde desta terça-feira, dia 27

Em mais uma atividade do 11º Encontro Nacional de Escolas Técnica (ENET), uma grande cerimônia realizada no auditório da IFRN homenageou os Senadores da República que contribuíram de forma direta para a aprovação do projeto que visa destinar 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação. O ato foi marcado ainda pela apresentação da carta do ENET e da entrega do Projeto UBES Brasil.


Estiveram presentes os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE), Juliano Medeiros, que representou o senador José Nery (PSOL-PA) e a deputada federal Fátima Bezerra (PT-CE). A senadora Fátima Cleide (PT-DF) também foi lembrada por todo seu empenho em prol da aprovação. Compondo a mesa: os presidentes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick; da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas; o vereador da cidade de Natal, George Câmara, além do reitor da IFRN, Belchior de Oliveira.

Uma grande salva de palmas de cerca de 500 estudantes anunciou a entrada dos convidados na mesa. Yann Evanovick comentou sobre a importância das escolas técnicas para a formação profissional dos jovens. “A UBES reafirma que o seu principal dever é contribuir para ampliar e fazer com que as escolas técnicas a cada dia tenham a qualidade necessária para formar grandes profissionais”.

Com o debate girando em torno do tema “O Pré-sal e o Financiamento da Educação Profissional", Evanovick começou seu discurso falando sobre a grande jornada de lutas que aconteceu no início do ano e mobilizou milhares de jovens estudantes em todo o Brasil. “Muita gente ficou em dúvida, mas o movimento estudantil provou nas ruas que a pauta dos 50% do fundo social do Pré-sal mobiliza”, afirmou.

Em seguida, o presidente da UBES entregou ao representando do senador José Nery, a Deputada Fátima e o Senador Inácio Arruda, uma placa de agradecimento ao grande apoio à aprovação da emenda que destina 50% do Fundo Social do Pé-sal para a Educação.

Emocionada, Fátima agradeceu a homenagem recebida diante dos estudantes. “Para mim é uma grande alegria receber essa homenagem da UBES e da UNE, duas entidades que lutam e sempre lutarão pelos interesses dos estudantes no país. Muita coisa boa me aconteceu enquanto deputada federal, uma delas, a aprovação do FUNDEB que tive a honra de ser relatora”.

O representante do senador José Nery, Juliano Medeiros, levou as palavras e o sentimento do parlamentar em relação às conquistas protagonizadas pelos jovens estudantes. “A união de fará com que as reivindicações das entidades estudantis tenham propriedade para continuar lutando e conquistando”.

Arruda falou sobre a importância das escolas técnicas não só na vida profissional das pessoas, mas também na questão de incluir o indivíduo socialmente. “Quando peguei meu ‘canudo’ de eletrotécnica, no Ceará, percebi que não ficaria sem trabalho em lugar nenhum no mundo”.

O senador comentou o aumento significativo no número de escolas técnicas em todo o Brasil. “Em apenas oito anos de mandato do Presidente Lula, o número de institutos federais subiu de 100 para 214”. A expectativa é que até 2010 sejam 600 novos institutos federais.

Estudantes tomam as ruas de Natal
Na tarde de ontem, após a homenagem feita aos senadores, os estudantes que participaram do 11º ENET tomaram as ruas de Natal em direção à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com a alegria e empolgação típica dos secundaristas, faixas, bandeiras e palavras de ordem foram pronunciadas na concentração que aconteceu em frente ao portão principal da Universidade.

Na linha de frente, Yann Evanovick e Augusto Chagas ditavam o ritmo das centenas de jovens marcharam em direção à reitoria da instituição. Lá, o presidente da UBES leu a carta do ENET, com todas as resoluções do que foi debatido nos dois dias de debates do Encontro Nacional de Escolas Técnicas.

Em breve, veja na íntegra a carta do ENET e as fotos da manifestação.

Paulo Tonon, de Natal


____________________________________________________________________________________________
»Siga a UBES no twitter: @_ubes
»Siga o presidente da UBES no twitter: @yannubes



Movimento LGBT é destaque no 11º ENET

O movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) também marcou presença neste primeiro dia de encontro em uma das mesas de debate do 11º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET), em Natal. Com o tema girando em torno do tema “homofobia faltou à escola”, alguns convidados falaram um pouco sobre a homofobia que, infelizmente, acontece ainda hoje no ambiente escolar.

Na mesa estiveram presentes o representante do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, projeto dirigido pela prefeitura de São Paulo, Dário Neto e o Diretor LGBT da União Nacional dos Estudantes (UNE), Denílson Júnior. No início da atividade, a fim de deixar o clima entre os presentes mais descontraído, os palestrantes organizaram uma dinâmica de grupo para que cada um se apresentasse. Após a dinâmica, Dário iniciou seu discurso focando nas questões ligadas à homofobia, tema da última Parada do Orgulho Gay, realizada no mês de junho, em São Paulo.

Segundo ele, a homofobia no Brasil está dividida em três segmentos. O primeiro grupo denominado “prioritário”, formado por gays, lésbicas, travestis e transexuais. O segundo grupo, “secundários”, é composto por homens e mulheres que se dizem heterossexuais, que não correspondem com a masculinidade hegemônica. Por fim, Neto citou o grupo dos “demais alvos”, que sofrem com a homofobia de forma implícita, como amigos, familiares e até mesmo os próprios agressores que, ao cometerem algum ato de preconceito ou violência física contra homossexuais podem sofrer sansões que lhe renderão problemas para o resto da vida.

Bullying nas escolas: como combater?
Um assunto que ganha cada vez mais notoriedade pela sociedade nos dias de hoje é a prática do bullying, termo inglês utilizado para descrever todo e qualquer ato de violência física e psicológica praticado de forma repetida e intencional por um indivíduo.

O tema foi amplamente discutido na mesa de debates LGBT do ENET. Dário Neto apontou três características de bullying encontradas com mais freqüência nas escolas:
Ação direta se caracteriza, principalmente, por ser praticada entre homens. O agredido geralmente tem alguma fragilidade, seja ela física ou psicológica. Já o agressor tem um temperamento de liderança e consegue “aliciar” outros colegas a se voltarem contra uma determinada pessoa.

A ação indireta se dá através de comentários, intrigas e difamação feitos não necessariamente por um só agressor. O intuito dessas “táticas de isolamento” visa, sobretudo, desestimular as outras pessoas que podem vir a ter algum contato com o agredido.

“A UBES defende a inclusão da matéria sobre sexualidade na grade escolar. Essa medida, sem dúvida nenhuma, irá conscientizar e diminuir o número de casos de violência contra homossexuais”, finalizou Denílson.

Paulo Tonon, de Natal


»Siga a UNE no twitter: @_ubes
»Siga o presidente da UNE no twitter: @yannubes

ENET debate pré-sal e o financiamento da educação profissional

No encerramento do evento, nesta terça-feira (27), estudantes travaram debate sobre esse tema fundamental para os rumos do desenvolvimento nacional: o pré-sal e o investimento em educação

A perspectiva de um grande debate acerca do tema Pré-sal pelos estudantes surgiu à medida que as entidades estudantis União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), União Brasileira de Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) têm defendido intensamente o repasse de 50% dos recursos provenientes do fundo social do Pré-Sal com fins de garantir investimentos massivos e constantes na Educação.

Constituída em sua maioria por dirigentes de entidades estudantis de todo o país, a mesa foi composta por Ana Cristina, presidente do grêmio do IF de Cubatão (SP) e também diretora da União Paulista de Estudantes Secundaristas (UPES), Augusto Chagas, presidente da UNE, Bárbara, diretora do grêmio do IF de Vitória da Conquista (BA), Amanda Araújo e Larissa Lorena, presidente e diretora do grêmio do IFRN, Christian, diretor do grêmio do IFAM e Divanilton Pereira, dirigente da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e do Sindipetro-RN.

Primeiro a palestrar, Divanilton Pereira, falou aos estudantes sobre a importância do Pré-Sal no desenvolvimento nacional e para o futuro de milhões de jovens brasileiros. Divanilton, que também é da direção do Sindicato dos Petroleiros do RN (Sindipetro-RN), explicou o valor histórico que constitui o período, suas tendências, as realidades nacional e internacional e as contestações nas esferas políticas acerca da extração e da destinação das verbas.

Processo histórico

O petróleo brasileiro, assim como as demais riquezas energéticas mundiais, gera uma disputa intensa que, como sabemos, produziu na construção histórica mundial muitos conflitos, sejam eles em esferas nacional ou internacional. E no Brasil, não foi diferente. Durante nossa colonização, o pau-brasil foi arrancado e subtraído de nossas fronteiras. Nas últimas décadas, o petróleo também foi alvo intenso das elites brasileiras que queriam a todo custo entregar nossa principal riqueza energética nas mãos do capital estrangeiro ou de uma pequena parcela da sociedade. Uma agenda neoliberal liderada pelo ex-presidente FHC e sua equipe de governo planejavam como destino para a Petrobras um controle total ou parcial de multinacionais petrolíferas como a empresa americana Texaco.

O governo neoliberal de FHC, apesar do enfrentamento dos trabalhadores, ainda conseguiu implantar uma de suas medidas entreguistas. O tucano conseguiu em 1997 interferir e mudar a legislação nacional que trata da extração do petróleo em solo nacional. A lei mudada por FHC prevê que o líquido natural que pertence à União enquanto produto subterrâneo, quando extraído, passa a pertencer à empresa responsável pela extração. Ou seja, além do capital privado ser pago para extrair, ainda é detentor do petróleo colhido em terras brasileiras. A FUP defende que o petróleo ao chegar à superfície deve continuar em posse da União.

Mudança nos rumos
Em 2003, com a eleição do presidente Lula, ocorre um fortalecimento da Petrobras, ocasionado pelos investimentos constantes com fins de alavancar o conhecimento cientifico na área de extração e refino. Durante esse período conseguimos ultrapassar uma crise financeira mundial com respeito internacional. Surge também a descoberta do Pré-Sal, fator de riqueza e desenvolvimento para o país nas próximas décadas.

Mas o que é o Pré–sal?
Segundo o diretor da FUP, Divanilton Pereira, podemos dizer que “o pré-sal é propriedade do esforço e da inteligência do povo brasileiro e deve ser focado nos gargalos estruturantes da sociedade”. Não se trata de entregar esse superávit apenas a um determinado estado ou cidade. As riquezas do pré-sal devem garantir o progresso a todos os municípios do país.

E por se tratar de indispensável para o futuro do país, o financiamento público da educação brasileira deve partir de um fundo proveniente das riquezas desse período de extrema fartura. Não se pode admitir que uma potência energética (pois o país se tornará em breve) não invista em ciência, tecnologia e inovação. E só se investe nesses três fatores, se investirmos em educação de base. Divanilton declara que “é imprescindível que se aplique na base educacional para que tenhamos um país soberano com riqueza social. O petróleo é um bem estratégico para qualquer avanço nacional. Essa é uma batalha que não acabou e que exige muita vigilância e muito debate nacional.” Ele conclui: “Parabenizo todos os estudantes pelo debate e espero que vocês possam fazer história ao pressionarem para que esses recursos sejam destinados à educação.”

O presidente da UNE, Augusto Chagas, falou aos estudantes em seguida, afirmando a importância do novo período vivido pelas nações sul-americanas, de seus presidentes e da união desses países em desenvolvimento na luta para evoluirmos em questões específicas e de interesse do nosso continente.

O movimento estudantil defende que se entenda que esses novos períodos de transformação são importantes, pois são neles que conseguimos evidenciar e obter nossas principais causas e vitórias. Para Chagas, o fortalecimento do Estado é essencial para podermos “exercer uma pressão política mundial e alavancarmos as mudanças sociais em nosso país, como o emprego, a moradia, a educação e a saúde”. A eleição que se segue é decisiva, pois precisamos nos mobilizar para esse importante enfrentamento. O movimento estudantil deve exercitar sua pressão política e o pré-sal é um dos capítulos que aparecem no meio de toda essa luta que temos travado cotidianamente para mudar o nosso Brasil.

O presidente da UNE afirmou que “a descoberta que nós fizemos colocará o Brasil como um dos maiores produtores do mundo e já é com certeza a maior descoberta de petróleo nas últimas décadas. E precisamos saber o que vamos fazer com isso.”

A UBES, a UNE e a ANPG têm papel fundamental nesse processo e se unem para lutar pela garantia de investimentos na educação oriundos dessa riqueza. Os ciclos econômicos existentes em nosso país não foram aproveitados. Desde a época da extração do pau-brasil, vemos nossas riquezas serem saqueadas rumando outras nações ou para uma pequena parcela da sociedade brasileira. A meta é uma só: diminuir as desigualdades sociais em nosso país. Com esse objetivo é fundamental investir na educação, para só assim termos um ensino público gratuito, de qualidade e socialmente referenciado.

Arthur Varela, de Natal


»Siga a UBES no twitter: @_ubes
»Siga o presidente da UBES no twitter: @yannubes

Grupos de trabalho aprofundam debate no 11º ENET

Na segunda-feira (26), foram realizados 11 grupos de trabalho com o objetivo de democratizar e aprofundar o debate sobre os temas que estão no dia-dia dos estudantes brasileiros, em especial os de escolas técnicas. Destaque para o movimento estudantil nas IFs; Mulher e educação profissional e “Novas tecnologias e comunicação”

Em meio a diversas opções, um dos mais concorridos foi o grupo que tratou de “Movimento Estudantil e a Rede dos Institutos Federais”, no qual a 1ª diretora de Escolas Técnicas da UBES, Manuela Braga, expôs o histórico do movimento estudantil nas escolas técnicas. Nessas instituições, até bem pouco tempo, não era permitida a livre organização dos estudantes em grêmios ou a entrada das entidades gerais, como a UMES ou UBES.

Foi registrado também a histórica luta contra o decreto 2208, instituído pelo governo FHC/Paulo Renato, que proibia a expansão do ensino técnico no país e o desmembramento do ensino médio. “Hoje o movimento estudantil vive novos ares nas escolas técnicas onde os estudantes são convocados para participar de conselhos deliberativos e consultivos. Além disso, os grêmios estudantis são construídos e incentivados para mobilizar os alunos a conquistarem seus direitos”, explicou Manuela.

O grupo que debateu a “Mulher e a Educação Profissional” teve como mediadora Laura Sitto, diretora de Mulheres da UBES. Nele se discutiu a problemática do machismo no mercado de trabalho que, mesmo com qualificação profissional, muitas mulheres ainda recebem remunerações menores que os homens, ou ainda a ocupação de postos de gerência que em 90% dos casos são destinados a homens de qualificação inferior.

Outro debate que mobilizou os estudantes foi sobre “Novas Tecnologias e a Democratização dos Meios de Comunicação”, mediado pela diretora de Comunicação da UBES, Ariana Souza.

No debate, o jornalista e palestrante Sávio Hackradt resgatou o papel da imprensa alternativa no período da ditadura militar, quando jornais - como Movimento e Opinião - enfrentaram os generais. Hoje, segundo Sávio, a mídia brasileira esta regionalizada do ponto de vista do seu controle por grupos familiar/econômico vinculados a empresas nacionais comprometidas com a especulação e o não desenvolvimento soberano.

Jan Varela, de Natal



»Siga a UBES no twitter: @_ubes
»Siga o presidente da UBES no twitter: @yannubes

terça-feira, 27 de julho de 2010

11º ENET: estudantes cobram mais avanços no ensino técnico

Encontro que reúne mais de 500 estudantes em Natal (RN) inicia com balanço da luta do movimento secundarista; debate no ano eleitoral "traz mais esperanças", opina participante

Mais de 500 estudantes lotaram o ginásio do Instituto Federal de Tecnologia do Rio Grande no Norte IFRN, em Natal, na manhã desta segunda-feira, 25, para a abertura do 11º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET). O encontro que visa debater as principais questões referentes ao ensino técnico no Brasil, teve inicio às 10h e contou com a presença de diversos representantes e segmentos responsáveis pela qualidade e melhoria da educação pública em nosso país.

A primeira mesa de debates “O papel da educação profissional e o novo projeto de desenvolvimento do Brasil” foi composta por Yann Evanovick, presidente da UBES, Belchior Oliveira, Reitor do IFRN, Getúlio Marques, Diretor do Ministério da Educação (MEC/SETEC), Elisangela Lizardo, presidente da Associação nacional de Pós Graduandos (ANPG), Enilson Araújo, diretor-geral do Campus IFRN Natal-Central, George Câmara, vereador em Natal (PCdoB-RN) e Hugo Manso, professor do IFRN, representando o Partido dos Trabalhadores (PT).


O presidente da UBES, Yann Evanovick saudou os delegados e convidados do evento, cujo início coincidiu com o aniversário de 62 anos de história da entidade secundarista no domingo (24). Ele ressaltou o papel fundamental da UBES na construção da democracia em nosso país e na luta diária pela qualidade do ensino médio, principal responsável por alavancar a continuidade de perspectiva do estudante em concluir seus estudos e aprofundá-los.

Evanovick lembrou ainda o momento especial desse 11º ENET, que ocorre às vésperas das eleições presidenciais. ”Embora a UBES não venha (ou venha) a apoiar claramente um candidato especifico à presidência da República, a União Brasileira de Estudantes Secundaristas tem lado, e o lado no qual nós estaremos é do lado de quem fortalece a educação em nosso país, de quem pode dar um passo importante para a construção de um melhor ensino para o Brasil”.

Em seguida, o reitor do IFRN, Belchior Oliveira falou aos estudantes sobre a importante fase que a sociedade brasileira vivencia com as eleições. Para Belchior é chegada a hora de “escolhermos um representante que lute pela expansão e consolidação do ensino tecnológico no país”. Segundo ele, é fundamental o documento-relatório que será elaborado e apresentado no 11º ENET para que se “dê um passo importante na construção de uma educação tecnológica de qualidade” em nosso país. A ideia é que este seja uma plataforma estudantil específica dos alunos das técnicas, que será entregue aos presidenciáveis para que assinem e o adotem em seus programas de governo.

O diretor do MEC, Getúlio Marques, explicitou qual o papel que o Ministério da Educação tem realizado nos últimos anos, com ênfase, sobretudo, nos ajustes e expansões do ensino técnico nos estados brasileiros nas duas últimas décadas. “Só a partir do governo Lula, em 2003, as mudanças ocorreram significativamente, pulamos de 140 para 354 novas escolas federais”, afirmou Marques. “Além do mais, houve um processo de interiorização do ensino técnico. Antes só havia escolas técnicas na capitais ou em cidades litorâneas. Para se ter uma ideia, no Rio Grande do Norte tínhamos duas instituições de ensino, hoje são quinze unidades.”

A presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) também deixou um recado à plateia. Elisangela Lizardo falou da importância dos estudantes secundaristas, chamando-os de “futuros cientistas” co-responsáveis pelo progresso e futuro do país. Para ela, o desenvolvimento e o sucesso do Brasil estão relacionados diretamente aos investimentos na educação pública de qualidade. Elisangela afirmou também a importância de bolsas de iniciação cientifica para o ensino médio e tecnológico, fundamentais para que se tenha mais pesquisa, e com isso, mais empregos e mais geração de renda. O representante do PT, Hugo Manso ressaltou a importância do evento para o ensino público brasileiro, ao valorizar o papel da juventude no desenvolvimento da nação. Hugo também defendeu mais escolas no combate à disseminação das drogas entre a juventude.

Já o vereador de Natal George Câmara, representando o PCdoB, iniciou sua intervenção parabenizando a UBES pelo papel que tem na atual conjuntura ao debater a necessidade de um ensino técnico vinculado a educação que forma a cidadania. O parlamentar recordou que a data de abertura do 11 ENET também é a mesma da perda dos militantes do movimento social no Rio Grande do Norte, Glênio Sá, Alírio Guerra e Chicão que há 20 anos morreram. Como homenagem, o plenário deu uma salva de palmas a esses lutadores.

Ao encerrar a primeira mesa de debates do ENET, Evanovick convocou a juventude a debater o Projeto Brasil, que será apresentado aos candidatos à presidência da Republica, como forma de contribuir com os planos de governo voltados à educação.

Apreensão, entusiasmo e esperança: secundaristas opinam sobre o ENET
Pernas inquietas e olhar apreensivo. Esse foi o cenário que marcou a mesa inaugural de discussão na abertura oficial de debates do 11º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET), da UBES.
Atentos às discussões da primeira mesa de debates, os jovens vindos de todos os cantos do país contaram ao EstudanteNet suas ideias sobre a contribuição que o encontro pode dar para melhorar a qualidade do ensino técnico no Brasil.

A estudante Tarsila Barbosa, do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), afirma ter perdido diversos bons professores por conta da má distribuição de verbas feita entre as escolas técnicas, refletindo na qualidade do ensino. “Perdi muitos professores, remanejados a outras unidades no intuito de equipar todas as instituições do Rio Grande do Norte no quesito qualidade, mas o que aconteceu foi justamente o contrário. Tenho medo que isto ocorra no resto do Brasil”.

Para equiparar a qualidade das aulas em todas as ETs do Brasil, Fernanda Figueiredo, também da IFRN, diz que são necessários investimentos não só na estrutura física da instituição, mas principalmente no profissional de ensino que atua diretamente com os jovens. “Quando existem professores motivados, seja com um salário a altura de sua responsabilidade, seja com condições de trabalho adequadas, a produtividade escolar e o aprendizado crescem muito”, declarou.

“Este evento sendo realizado em um ano eleitoral nos permite ter mais esperança. O ENET veio para dar um ‘empurrão’ e nortear os rumos da educação deste segmento de ensino no país”, afirmou esperançoso Marlos Couto, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Paulo Tonon com Arthur Varela, de Natal
Fotos: Vanessa Stropp

domingo, 25 de julho de 2010

11º ENET da UBES: programação

Programação do 11º ENET
Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia-IFRN/Tirol-Natal
25 a 27 de julho de 2010

Domingo, 25 de julho – 12h
• Credenciamento: O credenciamento será realizado na sala do grêmio estudantil do instituto que estará devidamente sinalizado. Lembrando que a taxa de inscrição é de R$ 20,00 e dará direito a alimentação, alojamento, transporte e acesso a todas as atividades oferecidas no evento.

Domingo, 25 de julho – 21h
• Show musical na Universidade Federal de do Rio Grande do Norte (UFRN) com bandas regionais.
Domingo, 25 de julho – 23h
• Show do Zeca Baleiro

Segunda-feira, 26 de julho – 9h
Mesa 1- O papel da educação profissional e o novo projeto de desenvolvimento do Brasil
• Yann Evanovick – Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas/UBES
• Augusto Chagas – Presidente da União Nacional dos Estudantes/ UNE
• Elizangela Lizardo – Presidente Associação Nacional dos Pós-Graduandos /ANPG
• George Câmara – Vereador da Câmara Municipal da Cidade de Natal
• Getúlio Marques – Diretor do Ministério da Educação – MEC/SETEC
• Belchior Oliveira – Reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte/IFRN
• Partido Comunista do Brasil – PcdoB / A confirmar
• André Campos – 1º Secretário da UBES / Partido Socialista Brasileiro/PSB
• Wellington Bernando - Partido Comunista Revolucionário/PCR
• Partido dos Trabalhadores – PT / A confirmar
• Partido Pátria Livre – PPL / A confirmar

Segunda-feira, 26 de julho – 14h
Ciclo de debates
1- Meio ambiente e a educação profissional
• Weverton Mattias (Mulambo) – Diretor de Meio Ambiente da UBES
• Roberta Barcellos Pessanha Crespo – Membro da Rede da Juventude pelo Meio Ambiente /REJUMA
• Diego Loiola – Diretor do DCE do Instituto Federal de Ciência e Educação do Ceará/IFCE

2- A mulher e a educação profissional
• Camila Moreno – Membro da Marcha Mundial de Mulheres/MMM
• Louise Caroline - Secretaria Especial da Mulher – Caruaru/PE
• Louise Félix – Diretora da UBES
• Laura Sitto – Diretora de Mulheres da UBES
• Nara Teixeira de Souza – Coordenadora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino/CONTEE

3- Novas tecnologias e a democratização dos meios de comunicação
• Ariana Souza – Diretora da UBES
• Sávio Hackradt - Publicitário e Profº da USP
• André Felipe Brito - Conferência Nacional de Comunicação/CONFECOM

4- A nova lei do estágio e o 1º emprego
• Thomaz Bahia – 2º Vice Presidente da UBES
• Danilo Moreira – Presidente do Conselho Nacional da Juventude/CONJUVE
• Renato Ludwig de Souza – Ministério do Trabalho e Emprego

5- Gestão democrática e participação nos conselhos
• Belchior Oliveira – Reitor/Diretor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte/IFRN
• Hugo Manso – Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte/IFRN/CONIF
• Lindemberg – Estudante/conselheiro do Instituto Federal do Rio Grande do Norte/IFRN

6- A educação profissional e a EJA (Educação de Jovens e Adultos)
• Caio César – Diretor da UBES
• Vânia Nobile - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/MEC/SETEC
• Dante Moura – Professor da Instituto Federal do Rio Grande do Norte/IFRN

7- Educação profissional, a CONAE e o PNE
• Gabrielle D’Almeida – Diretora da UBES e membro da Comissão Organizadora da CONAE 2010
• Francisco das Chagas – Secretário do Ministério da Educação e coordenador da Comissão Organizadora da CONAE 2010
• SINASEFE – A confirmar

8- O desenvolvimento de pesquisa na educação profissional
A confirmar debatedores

9- Movimento Estudantil e a Rede dos IF's
• Manuela Braga – 1ª Diretora de Escolas Técnicas da UBES
• Carlos Henrique – Diretor de Escolas Técnicas da UBES
• André Campos – 1º Secretário da UBES

10- Reforma curricular da educação profissional
• Helton Silva – Secretário Geral da UBES
• Carlos Artexes Simões - Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica da SEB/MEC
• Luiz Augusto Caldas – Diretor de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica da SETEC/MEC

11- A UBES no combate a homofobia por um amanhecer mais colorido
• Denílson Alves Batista Junior – Diretor LGBT da União Nacional dos Estudantes/UNE
• Alessandro Melchior Rodrigues – Juventude da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais/ABGLT
• Dario Ferreira Souza Neto - Conselho municipal da atenção a diversidade sexual/Prisma USP
• André Ribeiro – Diretor da Escola Jovem LGBT

Terça-feira, 27 de julho – 9h
O Pré-sal e o financiamento da educação Profissional
• Yann Evanovick – Presidente da UBES
• Elizangela Lizardo – Presidente Associação Nacional dos Pós-Graduandos /ANPG
• Augusto Chagas – Presidente da União Nacional dos Estudantes/ UNE
• Divanilton Silva – Diretor da Federação Única dos Petroleiros/FUP
• Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte/Sindipetro/RN – A confirmar
• César Callegari – Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação
• Nicoly Kulcheski Lachovicz - Membro Comitê do Pré-sal/CMS-PR
• Otávo Augusto Tavares – Secretário de Estado da Educação e da Cultura
• Ministério da Educação/MEC – A confirmar

Terça-feira, 27 de julho
Homenagem aos Senadores que colaboraram para a aprovação dos 50% do Fundo Social do Pré-sal para a Educação
• Homenagem ao Senador Inácio Arruda – PcdoB/Ceará
• Homenagem ao Senador José Nery – PSOL/Pará

Terça-feira, 27 de julho – 14h
Ato Político, Apresentação da Carta do ENET e do Projeto UBES Brasil

Terça-feira, 27 de julho – 16h
• Passeata que sairá do IFRN com destino a UFRN para apresentar o Projeto UBES Brasil e a carta do ENET a diversas autoridades políticas.

11º ENET da UBES
Data:
A partir do dia 25/07/10
End.: Av. Salgado Filho, 1559, Tirol-Natal

Show's na UFRN
Horário:
A partir das 21h
End.: Avenida Senador Salgado Filho - Pista Lateral, 3000 - Lagoa Nova-Natal

UBES completa 62 anos de história

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas completa hoje 62 anos de lutas e grandes conquistas. A data marca também a abertura do 11º ENET, em Natal

No próximo domingo, 25, acontece a abertura do 11º Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES, em Natal. O encontro receberá até o dia 27 diversos convidados que irão discutir, entre outros assuntos, o futuro da educação técnica e profissional no Brasil. A abertura do evento coincide com o aniversário de 62 anos da fundação da entidade, em 25 de julho de 1948.

Durante todo esse período, a UBES travou grandes batalhas em favor dos estudantes, centralizando todas as mobilizações de debate visando à transformação da educação no Brasil. Destaca-se nesse período a “reconstrução” da entidade após grande repressão dos militares durante a ditadura militar, instalada em 1964.

Sem deixar a chama da vontade de construir o futuro da educação no Brasil se apagar, o movimento estudantil representado pela UBES e pela UNE deram a volta por cima. A partir de 1977, entidades secundaristas foram se fortalecendo aos poucos nos “centros cívicos” de várias cidades espalhadas no país, o que culminou na formação de novos grêmios e o ressurgimento da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas ainda mais fortalecida.

“A entidade esteve presente em momentos históricos do Brasil, como nas ‘Diretas Já’, em 1984, declarando apoio incondicional à eleição de Tancredo Neves, e o ‘Fora Collor’, episódio que marcou a presença dos ‘caras pintadas’ pedindo o impeachment do então presidente da república, Fernando Collor”, declarou o presidente da UBES, Yann Evanovick.

Ultimamente, a entidade está engajada na destinação dos 50% do Fundo Social do Pré-sal para a Educação, recentemente aprovado pelo senado e que aguarda a sansão do presidente Lula. No início deste mês, a PEC da Juventude, uma das principais bandeiras do movimento estudantil foi aprovada pelos parlamentares. Ela formaliza na constituição o conceito de “juventude”, e promete desburocratizar as tramitações de liberação de recursos para a melhoria da educação no Brasil.

“O PEC da Juventude dará ao jovem cidadão brasileiro o direito à saúde, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão” afirmou Evanovick.
Durante essas mais de seis décadas, a UBES se consolidou na sociedade brasileira como a principal guardiã dos secundaristas brasileiros, pautando e mobilizando em busca de um sistema de ensino justo e de qualidade.

UBES se posiciona sobre sucessão presidencial
Mantendo sua tradição de sempre seguir uma linha marcada pela coerência e, acima de tudo, a expansão do país, a UBES mais uma vez opta pela pluralidade de suas forças políticas para decidir a quem apoiar na próxima eleição presidencial, mesmo tendo a grande maioria dos estudantes que compõem a entidade declarando apoio à candidata da petista Dilma Rousseff.

Em meio à realização do 11º ENET, a entidade irá definir sua posição no processo eleitoral durante a reunião de sua diretoria plena no dia 26. A decisão será divulgada na apresentação do Projeto UBES Brasil à plenária do encontro. O projeto visa, sobretudo, oficializar as propostas do movimento estudantil para os próximos anos, tais como o desenvolvimento em várias áreas, entre elas, educação, saúde, educação e cultura.

Paulo Tonon, de Natal

____________________________________________________________________________________________

Siga a UBES no twitter: @_ubes
Siga o presidente da UBES no twitter: @yannubes


quarta-feira, 21 de julho de 2010

Escolas públicas poderão realizar seminário anual sobre o ECA

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7229/10, do deputado Edmar Moreira (PR-MG), que obriga escolas da rede pública de ensino a realizar, no primeiro semestre de cada ano letivo, um seminário para apresentar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90) a alunos, pais e responsáveis legais.

Segundo o deputado, o estatuto é uma das leis mais avançadas do mundo, mas nunca foi implementado em sua totalidade, apesar de já estar em vigência a 20 anos. "Esse é o primeiro passo para fazer com que a população brasileira conheça melhor o ECA, sobretudo os agentes mais interessados, que são as crianças e os adolescentes", diz Moreira.

Composto por 267 artigos, o estatuto representa um marco na história dos direitos da infância e da adolescência no País. A lei tem como base o princípio de "prioridade absoluta" às crianças e aos adolescentes.

Tramitação
O projeto, que tramita em
caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Camara

segunda-feira, 19 de julho de 2010

ENEM: divulgada lista com ranking das escolas

O Inep divulga hoje, 19, as médias obtidas pelos participantes do Enem 2009 por escola pela quinta vez. Os resultados são calculados a partir do desempenho dos alunos concluintes e podem ser consultados aqui. No sistema será possível verificar as médias de todas as escolas do Brasil por modalidade de ensino, sendo os resultados apresentados para o Ensino Médio regular, para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para as duas etapas em conjunto. Seis notas são divulgadas: as médias separadas das quatro áreas objetivas avaliadas no exame, a média da redação, a média das provas objetivas e a média geral (prova objetiva mais redação).

O número de escolas de Ensino Médio Regular com alunos que participaram do Enem aumentou de 24.253 em 2008 para 25.484 em 2009. Dentre as 27.306 escolas constantes do Censo Escolar 2009 que oferecem o Ensino Médio Regular, 93% tiveram alunos concluintes participando do exame. A variação mais significativa ocorreu no número de escolas que oferecem apenas a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, que apresentaram um aumento de 16% em relação ao ano de 2008.

A divulgação das médias do Enem tem se revelado como importante elemento de mobilização em favor da melhoria da qualidade do ensino, auxiliando professores, diretores e demais dirigentes educacionais na reflexão sobre deficiências e boas práticas no âmbito da escola, dado que é possível avaliar o desempenho obtido pelos alunos em cada área de conhecimento. Tiveram as médias divulgadas escolas com mais de dez alunos participantes do Enem 2009 que realizaram a prova objetiva e a redação.

O Enem 2009 foi aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro do ano passado e avaliou as seguintes áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação. Quase 2,6 milhões de pessoas fizeram o novo Enem.

Confira aqui a posição de sua escola http://migre.me/Ysrf


Fonte: Inep

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Saiba o que fazer quando chegar a Natal para o 11º ENET

A 11ª edição do Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET) da UBES está cada vez mais próxima. Entre os dias 25 e 27 de julho, estudantes de todos os estados vão se reunir em Natal, no Rio Grande do Norte, que irá receber o encontro este ano


Daqui a alguns dias todos estarão com malas prontas e com os pés na estrada em direção ao nordeste. O lugar escolhido para os debates é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), localizado no bairro Tirol.


Para não ficarem dúvidas quanto a chegada na cidade, o alojamento, credenciamento, transporte e alimentação, o portal
EstudanteNetelaborou algumas dicas. Confira:


1º Passo: credenciamento

Ao chegar na cidade, a primeira coisa a ser feita é se dirigir até o IFRN para providenciar o credenciamento. O posto de credenciais estará em uma das salas do Instituto. A taxa de inscrição para os estudantes que irão participar do ENET é de R$ 20,00, e dará direito a alojamento, transporte, alimentação e acesso a todas as atividades oferecidas.


2º Passo: alojamento

As escolas que ficam nas proximidades do IFRN servirão de alojamento para os estudantes. Não esqueça de levar colchões, cobertores e travesseiros. Para quem preferir, barracas de acampamento são uma boa opção.


3º Passo: transporte

Os ônibus farão o transporte dos estudantes todos os dias, pela manhã, direto para o IFRN, retornando somente no final das atividades ao alojamento. Portanto, não marque bobeira!


4º Passo: alimentação

No ato do credenciamento, ticket’s serão entregues, garantindo, assim, a refeição dos 3 dias de ENET.


Serviço

O quê? 11º ENET – Encontro Nacional das Escolas Técnicas

Quando? Dias 25, 26 e 27 de julho de 2010

Onde? IFRN - Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Tirol – Natal

Inscrição? R$ 20,00. Baixe aqui o formulário

Informações: (11) 5082-2924; 5084-5219


Da redação

Siga a UBES no twitter: @_ubes
Siga o presidente da UBES no twitter: @yannubes

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Passe livre no DF: uma conquista dos estudantes!

O passe livre estudantil luta histórica dos estudantes nos quatro cantos do país, tem sido motivo de grande movimentação na capital da República. Mas do que direito ao livre acesso a escola, o passe consiste um maior contato dos estudantes brasilienses a cultura, esporte e lazer, elementos estreitamente vinculados também à formação cidadã dos mesmos.

Depois de muitas manifestações e "sol na cabeça", no ano passado, o passe livre foi aprovado ainda com algumas restrições, em que o aluno só tinha direito ao uso da passagem duas vezes por dia, exceto nos fins de semana. Tanto o preço da passagem, que é uma das mais caras no país, quanto a sua restrição, constituem fatores de acentuação das desigualdades na nossa capital, visto que o centro cultural se localiza na região central de Brasília, e os estudantes mais carentes das áreas periféricas que pretendem consumir cultura, desembolsam um valor muito maior para se deslocarem.

Mesmo depois da aprovação do passe no ano passado, o atual governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, enviou um projeto de lei que restringia o passe a estudantes de famílias que tinham renda até três salários mínimos. Os estudantes não se acomodaram. Foram às ruas mais uma vez, e depois de grandes mobilizações que pipocaram em todos os cantos do Distrito Federal, no final do último mês, dia 30/06, a câmara disse não a restrição do passe e aprovou uma emenda que "livrou" os estudantes da burocrática "Fácil" (empresa responsável pela recarga dos créditos), fruto da atual conduta neoliberal do governo Arruda. Agora o passe livre terá o controle do estado na sua distribuição, além de livrar os estudantes das cansativas filas para recarga do cartão.

É claro que sabemos que o passe ainda não é o ideal. Precisamos expandi-lo ainda mais, dando o direito dos estudantes pegarem quantos ônibus foram necessários durante os dias letivos e fins de semana. Mas a não aprovação da restrição já é fruto da vitória dos nossos diversos informativos, manifestações, conversas nos corredores da escola, enfim, da nossa luta.

DIZER NÃO AO PASSE LIVRE É DIZER NÃO À EDUCAÇÃO, É DIZER NÃO À FORMAÇÃO CIDADÃ!

___________________________________________________________________________



Felipe Andrade - Dir. da UBES/DF

terça-feira, 13 de julho de 2010

20 ANOS DO ECA | Ministro Vannuchi avalia que Lei nunca foi cumprida

O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) disse hoje (13) que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nunca foi integralmente cumprido no país.

Ao participar do programa de rádio Bom Dia, Ministro – produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços – Vannuchi lembrou que o Brasil se prepara para sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Segundo ele, esses eventos devem funcionar como uma espécie de prazo para que problemas como a exploração sexual de crianças e adolescentes, além do trabalho infantil, sejam combatidos.

“Temos que aproveitar esse momento positivo do Brasil com um sistema que dê inteiramente conta desse desafio”, disse. “O ECA previu essa grande engenharia e, para saber o que se passa com a criança e o adolescente, temos que ter braços em cada município”, completou.

De acordo com o ministro, a exigência de que cada cidade tenha, no mínimo, um conselho tutelar “agiliza e alivia” a sobrecarga de trabalho no Poder Judiciário. Atualmente, 98% dos municípios brasileiros contam com a estrutura que precisa ter, pelo menos, cinco funcionários.

“O ECA é muito forte na ideia da municipalização. A criança tem que ser tratada pela sua cidade: o prefeito, a Câmara de Vereadores, a Igreja, as escolas; com o governo federal apoiando”, afirmou. Para Vannuchi, quatro temas devem ser priorizados para um melhor cumprimento do ECA: saúde, educação, assistência social e justiça.


Fonte: Agência Brasil

Congresso promulga PEC da Juventude; UBES comemora

O Congresso promulgou nesta terça-feira (13) a proposta de emenda à Constituição (PEC) 42/2008 que inclui a juventude no capítulo que trata da “Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso”. Com a inclusão da palavra “jovem” no texto, abre-se espaço para a criação de políticas públicas destinadas a este segmento da população.

“Além de a juventude estar respaldada com a promulgação, a Carta Magna repara erros históricos, como por exemplo, a inexistência do conceito de juventude, o que dificultava o destinamento de recursos financeiros para melhorias na estrutura de formação do jovem no país”, comentou Yann Evanovick, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Para Yann, a aprovação da PEC da Juventude é das principais vitórias do movimento estudantil. “Trata-se, sem dúvida nenhuma, de uma conquista de gerações. Após a batalha que travamos a favor do voto aos 16 anos, esta é com certeza uma das grandes páginas na Constituição no que toca a juventude”, completou Evanovick, fazendo referência à campanha “Se Liga 16”, que mobilizou e estimulou milhares de jovens a emitirem o título de eleitor.


ECA 20 anos
O presidente da UBES lembra ainda que, coincidentemente hoje, dia 13 de julho, faz exatos vinte anos que foi aprovado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê proteção integral da criança e do adolescente. “Tratam-se de dois acontecimentos que ficarão marcados para sempre na vida de cada cidadão brasileiro”, finalizou.

Da redação


» Siga a UBES no twitter: @_ubes
» Siga o presidente da UBES o twitter: @yannubes

Natal, Rio Grande do Norte, sedia o 11º ENET

Conheça um pouco mais sobre a capital nordestina, que deve encantar os estudantes das escolas técnicas no encontro, de 25 a 27, na UFRN

O inverno chegou ao hemisfério sul. Casacos e cachecóis que há muito estavam guardados voltam à moda e viram peças indispensáveis no cotidiano das pessoas, certo? Não para os nordestinos. Escolhida para sediar o 11º Encontro Nacional das Escolas Técnicas (ENET), a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, atrai turistas de todo o Brasil e do mundo que buscam praia, sol e calor, sem se preocupar em olhar a previsão do tempo antes de sair de casa.

Neste clima de paz e tranquilidade, o ENET reunirá alunos de escolas técnicas de todo o país para discutir diversos assuntos fundamentais para o crescimento e consolidação do ensino técnico no Brasil como ferramenta de inserção da população no mercado de trabalho.

Conhecida por ser um lugar tranqüilo, com vistas exuberantes para o mar e áreas virgens de mata atlântica preservadas pela natureza, Natal, com seus 400 km de costa litorânea, certamente está entre as mais belas cidades brasileiras. Isso é comprovado pelos mais de 2 milhões de turistas que visitam a cidade por ano, tanto do Brasil quanto do exterior.

Durante os três dias de estada em Natal, os participantes do ENET vão, além de participar de mesas de debate sobre as perspectivas de futuro das escolas técnicas e o seu panorama atual, passear pelos principais pontos turísticos da cidade, como o Farol da mãe Luíza, construído em 1958 e utilizado até hoje para orientar os navios que passam pela costa. A Catedral da Nova Cidade, construída a mais de 30 anos e ainda inacabada, que se destaca pela sua arquitetura arrojada, o que faz a catedral ser a mais visitada de Natal.

Os participantes também irão se deslumbrar com as belezas das praias que banham a cidade. O Morro do Careca, um dos mais emblemáticos pontos turísticos de Natal, localizado ao sul da Praia de Ponta Negra, se destaca pela sua imponência no alto dos seus 107 metros de altura. Para os mais corajosos, uma descida de “sky-bunda”, (uma espécie de skate) até o mar promete ser uma experiência fantástica. Com tantas belezas naturais existentes na cidade, Natal definitivamente é uma cidade que oferece muito mais atrativos para divertimento aos turistas durante o dia do que a noite.

No entanto, para quem não resiste a um passeio noturno e ainda guarda forças para uma “esticadinha”, a praia de Ponta Negra ainda preserva vários bares com comidas e músicas típicas da região. Entre os destaques está a casa Forró com Turista. Como o próprio nome já diz, o estabelecimento bastante acolhedor com uma decoração tipicamente nordestina, oferece aos turistas além dos pratos regionais, shows folclóricos e o tradicional forró.

Para esta última modalidade de dança, a casa deixa à disposição instrutores para quem precisa soltar um pouco mais as “cadeiras”. Para quem prefere algo um pouco mais agitado, o Chaplin, na Praia dos Artistas, é a melhor pedida. O “point” está localizado no mesmo lugar há cerca de dez anos é a principal opção dos natalenses na hora de pegar uma balada.

Serviço
O quê? 11º ENET – Encontro Nacional das Escolas Técnicas
Quando? Dias 25, 26 e 27 de julho de 2010
Onde? IFRN – RN: Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Tirol – Natal
Inscrição? A taxa de inscrição é de R$ 20,00. Baixe aqui o formulário de inscrição

Da redação


» Siga a UBES no twitter: @_ubes
» Siga o presidente da UBES o twitter: @yannubes

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Para UBES, rebaixar o papel do ensino médio não é a saída

O presidente da UBES, Yann Evanovick, considera que a qualidade no ensino médio é fator fundamental para que o jovem se estabeleça de maneira firme e fundamentada não só no mercado de trabalho, mas também na vida

No final do último mês de junho, o MEC divulgou que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) poderá ser feito por adultos que nunca cursaram ou até mesmo não concluíram o ensino médio. Desta forma, caso o candidato some a pontuação mínima, no caso 400 pontos, nas quatro áreas de conhecimento e 500 na redação, ele terá direito ao certificado automaticamente.

“Por mais que essa prática já fosse utilizada de uma forma ‘velada’, oficializá-la nada mais é do que assinar um atestado de incompetência, já que o ensino médio não foi criado somente para preparar o aluno para ingressar na universidade, mas também para que no ambiente escolar o cidadão adquira uma gama de conhecimento cultural que será importante não só para essa, mas para todas as fases da sua vida”, declarou Yann Evanovick, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Dados recentes do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) revelaram que, no ano de 2009, houve um crescimento de apenas 0,1% em relação a 2008 na nota que avalia o aproveitamento do aluno no E.M, ficando em 3,6.

“É evidente que o índice apontado pelo Ideb só prova o que já era conhecido. Os números são justificados pela falta de interesse nas aulas por parte desses estudantes, fruto de uma má elaboração do planejamento e má remuneração do profissional de ensino”, afirmou Evanovick.

Outros problemas apontados pelo presidente da UBES como fator preponderante para que os alunos deixem a escola é a necessidade que o indivíduo tem de ingressar por vários motivos, geralmente sociais, no mercado de trabalho.

“O jovem, no anseio de trabalhar e ajudar na sua renda familiar, acaba abdicando do seu direito à educação por uma questão bem simples: o acesso a empresas que disponibilizam funções que não necessitam de mão de obra qualificada e a falta de estímulo dentro do ambiente escolar. Não somos contra a inclusão do jovem no mercado de trabalho, alías, esse é o caminho. No entanto, esse caminho deve ser trilhado através da educação”, apontou Yann.

Em tese o E.M. tem a nobre função de preparar o jovem para o “vestibular”. No entanto, o que se vê são alunos inseguros e despreparados, que buscam cursinhos especializados para que, assim, tenham chances iguais de “brigar” por uma vaga em uma universidade de qualidade.

No final do ano passado, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional n°59 que determina, enfim, a ampliação da obrigatoriedade do ensino a todas as etapas da educação básica no país. Com isso, a emenda prevê a universalização, sem exceção, do atendimento na educação infantil e no ensino médio, aumentando a obrigatoriedade de matrícula não mais dos 6 aos 14, mas para alunos entre 4 e 17 anos.

“A decisão do MEC em utilizar o ENEM como instrumento de certificação e porta de entrada para a universidade comprova o descumprimento de uma luta que o movimento educacional travou pela emenda 59, que tem como principal finalidade estimular a qualidade do ensino para que o estudante adquira não só capacidade intelectual, mas um projeto de vida que possa render frutos no futuro”, finalizou Evanovick.

Da redação

Siga a UBES no twitter: @_ubes
Siga o presidente da UBES no twitter: @yannubes

terça-feira, 6 de julho de 2010

Malas prontas e Pé na Estrada - Contagem regressiva para o 11º ENET


Estudantes de escolas técnicas de todo o país se preparam para o encontro nacional, de 25 a 27, em Natal. Antes de embarcar, saiba o que não pode faltar na sua mochila

Já estamos às vésperas do evento mais importante do ano para os estudantes de escolas técnicas de todo país: o 11º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET), entre os dias 25 e 27 de julho, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Mesmo nessa época do ano em que as temperaturas são baixas na maioria dos estados, a região nordestina destoa pelo seu clima quente na maior parte do ano. Com isso, ficar alguns dias fora de casa requer uma boa organização na mochila para não errar na bagagem.

Como o ENET irá reunir estudantes de escolas técnicas de todos os cantos do Brasil, o EstudanteNet reuniu alguns itens indispensáveis na mochila para enfrentar os três dias de encontro participando de todas as discussões, e o melhor, sem sofrimento.

ü Um calçado confortável é fundamental

Durante os três dias de intensos debates, conforto na locomoção é fundamental. Por isso, chinelos e tênis são imprescindíveis.

ü Proteja-se contra o sol

Segundo o ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a temperatura média anual da região nordeste, mais precisamente em Natal, é de 30 graus. Portanto, algumas atitudes preventivas contra os raios ultravioletas são essenciais. Utilizar boné, óculos de sol e protetor solar protegem na medida.

ü Não esqueça da barraca e do colchão!

Todos os participantes do 11º ENET ficarão alojados em escolas no entorno do Istituto Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Leve sua barraca e um colchão para se acomodar.

ü Itens de higiene pessoal

Itens de higiene pessoal são super importantes quando estamos fora de casa. Então, separe um espaço para guardar itens como pasta e escova de dente, sabonete, gel e pente de cabelo.

Em breve obtenha mais novidades sobre o 11º ENET no EstudanteNet e boa viagem!

Serviço O quê? 11º ENET – Encontro Nacional das Escolas TécnicasQuando? Dias 25, 26 e 27 de julho de 2010Onde? CEFET – RN: Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Tirol – Natal
Inscrição? A taxa de inscrição é de R$ 20,00. Baixe aqui o formulário de inscrição

UPES faz convocação geral para sua 1° Reunião de Diretoria Plena


A União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) convoca todos os estudantes e seus membros a participarem de sua 1° Reunião de Diretoria Plena que acontecerá no próximo sábado, dia 10, na sede das entidades estudantis, em São Paulo.

A reunião acontecerá com a presença dos presidentes das entidades que representam o Movimento Estudantil no Estado de São Paulo e em todo Brasil, como Carlos Eduardo, presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE/SP); Tarcísio Boaventura, presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES); Yann Evanovick, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Augusto Chagas, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

O principal objetivo da reunião é discutir o sucateamento da educação paulista, debater as soluções que podem levar a educação de nosso país a ter um grande salto qualitativo, bem como debater o papel da juventude nas eleições 2010, definindo as formas de atuação (como vamos nos colocar? Onde podemos atuar? Qual a importância de nosso voto?), entre vários outros temas que afligem nossa juventude nos dias de hoje.
Ainda na mesma reunião teremos um ato de homenagem a Antônio Guilherme Ribas que foi presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas morto pelos militares na época da ditadura militar.

Além dessa homenagem teremos também o lançamento do Projeto UBES - UPES Brasil, que será a plataforma de governo das duas entidades para os anos que estão por vir.
Para Tarcísio Boaventura, a reunião será um marco para juventude paulista, pois a falta de mais projetos para juventude leva a precariedade da educação do Estado de São Paulo, que, na sua compreensão, “é um dos Estados que mais sofre com a desatenção do governo estadual e com sua falta de política”.

“Um grêmio em cada escola ajudará significativamente a melhor cada vez mais a educação desse Estado”, afirmou Boaventura.

Serviço:

Por Ariana Souza

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Rio se prepara para Encontro Estadual de Escolas Técnicas




Nos próximos dia 25 e 27 de julho acontecerá em Natal, Rio Grande do Norte, o ENET, Encontro Nacional de Escolas Técnicas, da UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas que debaterá e construirá a opinião dos estudantes em torno de para que e de que forma o ensino técnico ajuda na formação do estudantes não só pro mercado de trabalho mas para as dificuldades da vida adulta.

Nunca antes houve tanto investimento nas escolas técninas como aconteceu no governo Lula e devemos, juntamente com a luta pelo avanço do projeto de desenvolvimento nacional, aprimorar os projetos em torno do crescimento da escola técnica.

O ensino técnico durante muito tempo foi fadado a ser uma injeção de mão de obra especializada e barata no mercado de trabalho e hoje compreendemos que o estudante sair do ensino médio tendo uma profissão não significa ele ter de ir pro mercado de trabalho e sim, que ele pode ter alguma renda complementar para que possa fazer uma faculdade de qualidade, se assim ele desejar. O ensino técnico precisa ser então uma junção de um bom ensino normal e de um técnico de qualidade.

Além disso, temos de debater os estágios, hoje obrigatórios para você se formar no Ensino Médio Integrado e para aprofundar os seus estudos na sua área, o estágio virou a assombração dos estudante. Além de baixos ou de nenhum salário, o estagiário muitas vezes não trabalha diretamente com a sua área e não adquire experiência verdadeira concreta ou, pior ainda, vira um empregado que dá bom rendimento para a empresa, pois essa muitas vezes não se preocupa com o aprendizado do estagiário.

Na AMES, associação municipal dos estudantes secundaristas, temos a diretora de escolas técnicas na executiva da entidade e voltada só para preparar nossa participação no ENET e construir nossa plataforma municipal de reivindicações.
O Rio de Janeiro tem hoje a capacidade de ser a maior bancada do sudeste e, conseqüentemente, do Brasil. Temos de invadir o CEFET, a rede dos Pedro II e FAETECs com a nossa política e convencer todos a participarem da nossa discussão e formulação municipal da nossa opinião sobre como o ensino técnico deve ser e como ele deve ajudar o estudante a escolher sua profissão e ter sua independência de uma maneira boa para a sociedade e para o mesmo.

Hoje, no Brasil, faltam profissionais de qualidade e de mão de obra especializada e nunca antes a população jovem foi proporcionalmente tão grande. Devemos aproveitar a descoberta do Pré-Sal, a conquista das olimpíadas e da copa e nosso momento de desenvolvimento interno para dar um salto na educação e na vida da nossa população.
Venha participar do ENET e construir conosco a opinião da entidade em torno disso!


10/07- Reunião das Escolas Técnicas na E.T.E. Ferreira Viana 14 horas