segunda-feira, 22 de novembro de 2010

UNE e UBES na delegação da Federação Mundial das Juventudes Democráticas

As entidades e demais representantes da FMJD serão recebidas nesta segunda-feira (22) pelo secretário Nacional de Juventude e pelo presidente do Conselho Nacional de Juventude

Nesta segunda-feira (22), às 16h, o secretário nacional de Juventude, Beto Cury, e o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Danilo Moreira, receberão uma comitiva da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD). Entre os integrantes da comitiva estão o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick, e o presidentes da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas. Na pauta está a organização do Festival Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 13 e 21 de dezembro, em Joanesburgo, África do Sul.

A delegação também é composta pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Juvenil da África do Sul, Andile Lungisa, e pelo vice-presidente da FMJD/América Latina, André Tokarsky. Na reunião, será discutido o papel da participação brasileira no evento.

Antes de visitar a Secretaria Nacional de Juventude o grupo participará de almoço com o comitê preparatório do Festival. Na terça-feira (23), a agenda será no Congresso Nacional. Pela manhã, a delegação participa de reunião na Comissão de Educação do Senado Federal, onde Andile Lugisa fará pronunciamento. À tarde, serão recebidos por uma comissão de parlamentares na Câmara dos Deputados.

A agenda da comitiva no Brasil se encerra na quarta-feira (24), quando deve ser recebida pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci.

17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes
O Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes é um evento organizado pela Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD), em conjunto com o movimento estudantil mundial. O Festival nasceu em 1947, no contexto do mundo pós Segunda Guerra, e logo tornou-se o maior encontro das juventudes progressistas, assumindo importante papel na organização dos jovens do mundo pela paz, contra a guerra, por solidariedade entre os povos e contra o imperialismo.

Com o tema "Por um Mundo de Paz, Solidariedade e Transformações Sociais, Derrotemos o Imperialismo", o evento acontece na África do Sul, entre os dias 13 e 21 de dezembro de 2010, na cidade de Joanesburgo. Na pauta reflexões sobre a importância das potências médias no cenário mundial, transformações sociais e análise de experiências de países de expressão na geopolítica mundial.

A delegação brasileira espera aprofundar as relações com os países africanos, principalmente nas áreas econômica e cultural, além de avançar na solidariedade e integração entre os povos e socializar a experiência do país na construção de um mundo de paz, solidariedade e transformações sociais.

O Repórter

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ENEM 2010: Yann Evanovick concede entrevista para TVT (TV dos Trabalhadores)

O presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Yann Evanovick, concedeu entrevista na tarde da última segunda-feira, dia 03, para o programa "Seu Jornal", da TVT, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Em pauta, os problemas que ocorreram durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último final de semana. Confira abaixo a entrevista na íntegra.



»Siga a UNE no twitter: @_une
»
Siga a UBES no twitter:
@_ubes
»Assessoria de Imprensa: imprensa@une.org.br
redação
EstudanteNet: noticias@une.org.br

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO 14º CONGRESSO DA UMES DE MANAUS

Convocamos todos os estudantes eleitos delegados pelos critérios e formas de eleição descritos no Regimento Interno, para estarem presentes ao 14º Congresso da UMES a ser realizado no dia no 11 de dezembro de 2010, no Instituto de Educação do Amazonas em Manaus.

A realização do processo de tiragem de delegados dar-se-á no período de 11 de novembro a 09 de dezembro de 2010.

Serão objetos de discussão deste Congresso: Conjuntura Internacional, Nacional e Local; Educação; Movimento Estudantil e organização da UMES (alteração do estatuto); Eleição da Nova Diretoria. Na seguinte programação:

Sábado, 11 de dezembro de 2010
08h00 - Retirada de crachás dos delegados (início);
08h30 - Plenária Inicial (primeira convocação):

Abertura Solene e Aprovação do Regimento Interno;

10h00 - Painel de Debate;

11h30 - Apresentação das teses ao 14º CONUMES;

12h00 - Almoço;

13h00 - Grupos de Discussão: Conjuntura; Educação, Movimento Estudantil e organização da UMES (atualização do estatuto);

14h00 - Encerramento da retirada de crachás dos delegados e início da retirada para os suplentes;

16h00 - Encerramento da retirada de crachás para os suplentes;

16h30 - Início da Plenária Final do 14º CONUMES: Aprovação de moções, teses, recomendações e propostas;

16h30 - Plenária Final: Início das Inscrições das chapas;

17h00 - Plenária Final: Encerramento das inscrições das chapas e defesa das mesmas;

17h30 - Plenária Final: Eleição da Diretoria da UMES;

18h30 - Encerramento dos trabalhos do 14º CONUMES.

Quaisquer modificações serão feitas em um novo edital, desde que a errata não ultrapasse o período de 10 (dez) dias antes do início do Congresso.

Manaus, 09 de novembro de 2010

A diretoria

Os Grêmios Estudantis

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

UNE e UBES criticam erros do Enem e lançam central de denúncias e reclamações

Após série de problemas serem identificados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, a União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas lançaram nota oficial com o posicionamento das entidades diante dos casos ocorridos

Na nota oficial, a UNE a UBES lamentam a forma como o MEC tratou o corrido pela rede social Twitter, critica a troca de gabaritos e as falhas nas impressões, exigem a imediata retratação pública do Ministério da Educação e a garantia de que os estudantes prejudicados possam refazer o exame.

Além disso, a UNE e a UBES lançaram também uma central de denúncias para que o estudante lesado possa fazer sua reclamação. A central vai funcionar pelo e-mail enem2010@une.org.br e pelo telefone 11 2771.0792, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. “A partir desse levantamento é que as entidades estudantis irão identificar possíveis medidas individuais ou coletivas ou outros posicionamentos a serem tomados frente ao Enem 2010”, diz trecho da nota que segue abaixo:

NOTA OFICIAL - UNE E UBES SE POSICIONAM SOBRE O ENEM 2010
Diante dos problemas ocorridos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 e da comunicação do MEC feita pelo Twitter (“Alunos q já ‘dançaram’ no Enem tentam tumultuar com msgs nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los”), a UNE e a UBES se manifestam oficialmente:

É lamentável que o Ministério da Educação (MEC) tenha usado umas das mais importante redes sociais da atualidade, o Twitter, não para esclarecer e informar a respeito dos lapsos ocorridos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 e, sim, para criar um clima de perseguição na internet. A inversão dos gabaritos e provas com falhas de impressão foram dois dos principais problemas que sabemos até o momento prejudicaram milhares de estudantes em todo o Brasil. Dessa maneira, a UNE e a UBES exigem:

1. A imediata retratação pública do MEC e a responsabilização do autor da frase escrita no Twitter oficial da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação. A UNE e a UBES não aceitam qualquer tipo de ameaça aos estudantes brasileiros.

2. O imediato e minucioso diagnóstico do Ministério da Educação sobre os problemas ocorridos e o exato número de estudantes prejudicados.

3. A imediata decisão por parte do MEC de que os estudantes prejudicados terão o direito de realizar um novo exame.

Esses são os passos mínimos e gestos iniciais que o MEC deve atender para que a credibilidade do Enem 2010 seja garantida. A UNE e a UBES ainda fazem questão de esclarecer:

Não nos somamos àqueles que se utilizam dos problemas para descredibilizar o Enem. Na opinião da UNE e da UBES, o Enem deve se consolidar na direção da democratização da universidade brasileira como são os casos do ProUni e da seleção de dezenas de universidades federais pelo país, superando o velho modelo do vestibular, cruel método de acesso ao ensino superior no pais. O Enem é também elemento fundamental na construção do Sistema Nacional da Educação. Defender o Enem é, antes de tudo, corrigir os seus erros.

UNE e UBES lançam canal de denúncias e reclamações
Para que os estudantes lesados possam fazer suas reclamações e compartilhar os problema enfrentados no Enem 2010, a UNE e a UBES lançaram uma central de denúncias pelo e-mail enem2010@une.org.br e, também, pelo telefone 11 2771.0792. A central vai funcionar das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. A partir desse levantamento é que as entidades estudantis irão identificar possíveis medidas individuais ou coletivas ou outros posicionamentos a serem tomados frente ao Enem 2010.


Da Redação


»Siga a UNE no twitter: @_une
»Siga a UBES no twitter: @_ubes
»Emails da redação: noticias@une.org.br ; comunica@une.org.br

Diretoria da UBES discute o novo Plano Nacional da Educação

Debate contou com a participação do deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), um dos 22 autores do Projeto Ficha Limpa

Debater o novo Plano Nacional da Educação e o futuro dos estudantes brasileiros após as eleições presidenciais deste ano foi a pauta principal da reunião de diretoria plena da UBES, realizada em São Paulo nos últimos dias 02 e 03. O encontro contou com a presença do deputado federal pelo PDT de Pernambuco, Paulo Rubem Santiago.

Durante toda a discussão, com a intervenção de todos os presentes, o assunto mais comentado foi o avanço do sistema educacional na última década, em especial, nas escolas técnicas. Na oportunidade, o presidente da UBES, Yann Evanovick, comentou o que a sociedade considera que precisa ser mudado para que a educação no país alcance um status de crescimento ainda melhor. "O Plano Nacional de Educação deve contemplar não só na qualidade do ensino em sala de aula, mas em suas várias vertentes, desde o transporte para o aluno até uma boa remuneração dos professores", declarou.

Outra questão bastante comentada durante os debates foi o motivo da evasão dos estudantes que cursam o ensino médio. A vice-presidente da UBES, Ana Letícia Oliveira, frisou que o fato de os jovens saírem da escola vai muito além do desinteresse. "É fato que o nosso modelo de educação está ultrapassado, mas não é fator fundamental para justificar a evasão de alunos nas escolas. Muitos têm que deixar o ambiente escolar para trabalhar e sustentar a sua família",constatou.

No decorrer da reunião, os diretores deixaram claro que a discussão que a entidade quer levantar vai muito além de resolver problemas internos nas escolas, como merenda escolar, a cobertura da quadra de esportes ou um bebedouro quebrado. A UBES quer sim se aprofundar nos problemas de investimento em educação, na formação acadêmica dos jovens e, no futuro, não ser refém de empresários sendo meros apertadores de parafusos. "Foram 500 anos de exploração e hoje temos a possibilidade de mudar esse quadro", afirmou o 1º vice-presidente, Gregório Motta Gould.

O PNE como fator de crescimento
Discutir o novo Plano Nacional da Educação com o novo governo é, de fato, uma das prioridades da UBES. Para Evanovick, "o início de uma nova gestão comprometida com as questões da educação contribui para emplacar todas as bandeiras levantadas pelo movimento estudantil secundarista durante todos esses anos, em especial, a luta para que 10% do PIB sejam destinados à educação".

Para o deputado Paulo Rubem, a organização do movimento estudantil é muito importante nesse início de governo. "Devemos organizar os movimentos sociais, em especial o movimento estudantil, e mostrar ao novo governo um PNE bem estruturado", orientou o deputado que coordena a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção e é um dos 22 autores do Projeto Ficha Limpa.

Paulo Tonon

____________________________________________________________________________________________
»Siga a UBES no twitter: @_ubes
»Siga o presidente da UBES no twitter: @yannubes