sexta-feira, 17 de setembro de 2010

"Pacto da Juventude" ganha adesão de candidatos em todo o Brasil


Faltando menos de 20 dias para o final das eleições, o Pacto da Juventude já conquistou a assinatura de diversos candidatos. Confira a lista de quem aderiu e veja como participar

O Pacto da Juventude, elaborado pelas 67 organizações que representam a Sociedade Civil e que compõem o Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) conseguiu até o momento a adesão de 30 candidatos, a maioria deles postulantes ao cargo de governador. As assinaturas são resultado de intensa movimentação das organizações do Conjuve e, também, da cibermilitância iniciada pelas entidades estudantis UNE, UBES e ANPG.

Agendas previstas para os próximos dias aumentarão ainda mais o número de apoiadores. Candidatos e candidatas aos governos federal, estaduais e municipais estão sendo convidados a ratificarem o Pacto, comprometendo-se no planejamento de políticas públicas de juventude em suas plataformas eleitorais e, posteriormente, seu desenvolvimento quando eleitos.

Para a conselheira representante da Sociedade Civil e diretora institucional da UNE, Marcela Rodrigues, a organização da sociedade foi fundamental para a quantidade de assinaturas. “ Estamos muito satisfeitos com os resultados. Isso prova o quanto a juventude está mobilizada e sabe a importância de massificar o nosso Pacto”, afirma.

O documento visa a construção conjunta de uma agenda pública de juventude condensada em 12 eixos temáticos que tratam de incentivo, marco legal, educação, trabalho, políticas afirmativas, cidadania, cultura, esporte e lazer, saúde, segurança, moradia, acesso a terra e participação.

Garantir o direito à informação e à comunicação, bem como o acesso a novos conhecimentos, estudos e pesquisas; institucionalizar políticas que promovam a inserção dos jovens em condições dignas de trabalho e criar política de financiamento para a compra de imóvel no campo e na cidade - prioritariamente para os jovens de baixa renda - são algumas das propostas contidas no Pacto.

Pacto na pauta e na mídia

A iniciativa tem chamado a atenção da mídia. O conselheiro representante da Sociedade Civil no Conjuve, Gabriel Medina, foi convidado a participar do programa Login da TV Cultura, esta semana. Na pauta, assuntos como ativismo jovem e a defesa de seus interesses foram ganchos para a divulgação do Pacto da Juventude.

Na ocasião Medina falou sobre a realidade da juventude atualmente e traçou paralelos com épocas anteriores. “A perspectiva é que se amplie isso”, comentou, falando sobre o balanço de adesões. “Não é uma tarefa fácil. Temos enfrentando muita dificuldade para que os candidatos se comprometam. Acho que é importante divulgar e pedir para que a juventude nos ajude a cobrar os seus candidatos”.

Assista aqui a participação de Gabriel Medina no Login


Cibermilitância, faça parte!

As entidades do movimento estudantil UNE, UBES e ANPG se uniram e estão convocando todas as suas redes em defesa do Pacto pela Juventude 2010. Iniciaram uma cibermilitância pelo Twitter. É muito simples e todos podem participar, basta enviar a mensagem abaixo para os candidatos:


Convidamos a assinar o PACTO pela JUVENTUDE todos/as os/as candidatos/as à Presidência, Senado, Câmara dos Deputados e Gov. Estaduais!!! #pacto2010


“Muitos falam que a juventude não é motivada como nas décadas anteriores, mas a cibermilitância mostra que, através deste novo instrumento de mobilização, os jovens tem conseguido lutar por seus direitos”, afirma Marcela.


Ainda no mundo da web, no blog do Pacto da Juventude você poderá ler o documento na íntegra, conferir a foto dos candidatos que já assinaram e conhecer um
"passo-a-passo" sobre como realizar uma atividade do Pacto. (pactopelajuventude.worpress.com)

"O Pacto é nosso. Vamos juntos construir mais essa vitória para a juventude brasileira!", complea Marcela.

Veja abaixo o balanço atual de adesão do Pacto da Juventude:

01 - Marina Silva – Presidente – PV

02 - Guilherme Leal – Vice Presidente – PV

03 - Jefferson Praia - Senador/AM - PDT

04 - Ciro Nogueira - Senador/PI - PP

05 - Alfredo Nascimento - Governador / AM – PR

06 - Tarso Genro - Governador/RS – PT

07 - Ana Júlia - Governadora/PA – PT

08 -Wilson Martins - Governador/PI – PSB

09 - Flávio Nogueira - Vice Gov./PI – PDT

10 - João Vicente Claudino - Governador/PI – PTB

11 - Íris Rezende - Governador/GO – PMDB

12 - Osmar Júnior - Dep. Federal/PI - PCdoB

13 - José Genoino - Dep. Federal/SP – PT

14 - Pedro Eugênio - Dep. Federal/PE - PT

15 - Manuela d’Ávila - Dep. Federal/RS – PCdoB

16 - Hélcio Silva - Dep. Federal/SP – PT

17 - Pedro Eugênio - Dep. Federal/PE – PT

18 - Manuela d’Ávila - Dep. Federal/RS – PCdoB

19 - Hélcio Silva - Dep. Federal/SP – PT

20 - Robert Rios - Dep. Estadual/PI – PCdoB

21 - Dr. Pinto - Dep. Estadual/PI – PDT

22 - Flavinho - Dep. Estadual/PI – PDT

23 - Rui Falcão - Dep. Estadual/SP – PT

24 - Tani Vieira - Dep. Estadual/RS – PT

25 - Raul Carrion - Dep. Estadual/RS – PCdoB

26 - Júlio Brizzi - Dep. Estadual/CE – PDT

27 - Maurício Piccin - Dep. Estadual/RS – PT

28 - Volnei Campagnoni - Dep. Estadual/RS – PCdoB

29 - Flávio Oliveira Nascimento – Chicão - Dep. Estadual/GO – PCdoB

30 - Evaldo Gomes - Dep. Estadual/PI – PTC


Thatiane Ferrari


Fonte: EstudanteNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário