quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Estudantes ocupam as ruas de Belém contra o aumento das passagens

O dia 23 de fevereiro ficará marcado como mais um dia de grande mobilização, resistência e vitória do movimento estudantil Paraense. Cerca de 500 estudantes realizaram um ato em defesa do passe livre e contra os abusos das empresas do transporte urbano de Belém.

A movimentação começou 9:00 h da manhã onde estava marcada uma audiência pública, realizada no cine-olímpia no centro de Belém, para discutir os problemas do sistema de transporte coletivo a cidade. Porém o prefeito Duciomar Costa cancelou na ultima hora sem avisar a entidades e proibiu a entrada de qualquer jovem ou trabalhador no local.

Com o este acontecido, após assembleia entre os manifestantes, decidiu-se realizar uma marcha pelo centro da cidade com rumo até a prefeitura. A passeata que foi tocada com muita vibração onde estudantes secundaristas, universitários e trabalhadores entoavam palavras de ordem “ o dinheiro do meu pai não é capim eu quero passe livre sim”, fazendo a denuncia à população o descaso e desrespeito da Administração municipal com o transporte coletivo da capital. Ao longo do trajeto vários populares aderiram a manifestação!

Para Cleiton Costa, presidente da UMES|Belém “os estudantes estarão em vigília caso o Prefeito e Empresários insistam no abusivo aumento da Tarifa, faremos desta manifestação o inicio de grandes mobilizações em defesa do passe livre”. As manifestações estudantis se justificam pela precariedade do sistema de transporte municipal, com ônibus superlotados, frota antiga para além dos 11 anos permitidos por lei, a má remuneração de cobradores e motorista, engarrafamento constates, além de vias inapropriadas, dentre outras dificuldades.

Os estudantes em ato, na frente da prefeitura prometeram outras manifestações para garantir o direito ao passe-livre, defendendo este instrumento com o um importante mecanismo de inclusão social e permanência do estudante nas Escolas e Universidade. Para Pedro Fonteles, presidente da União Acadêmica Paraense, “é necessário uma grande mobilização dos estudantes e da sociedade civil em geral, para garantir a aprovação de uma Lei que garanta o passe livre dos estudantes”, além de denunciar o desgoverno do Ducimomar que se coloca sempre aliado ao setores mais conversavadores e atrasados da sociedade e contra os sonhos da juventude e da classe trabalhadora.

Fausto Neto que é vice-presidente da UNE no estado reafirmou durante o ato que no dia de amanha, a UNE, UAP e UMES irão portocolar um pedido no Ministério Público pedido a impugnação da petição que a SetransBel fez, onde exige o cancelamento da Lei municipal que garante 1 domingo por mês a gratuidade do transporte público em Belém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário