Com o tema “Educação tem que ser 10”, defendendo 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré Sal para Educação, além do Plano Nacional de Educação a serviço do Brasil, a União Goiana dos Estudantes Secundaristas (Uges) inicia uma grande mobilização para levar cerca de mil estudantes goianos a capital federal.

Divulgação/UJS
Esse ato faz parte da Jornada Nacional de Lutas 2011 da UNE e UBES que tradicionalmente sacodem o Brasil com inúmeras manifestações.
Para o presidente da Uges, Diego Alves o Brasil vive um momento em que a educação se coloca na pauta em todos os espaços de decisão política, o que possibilita as grandes mudanças na educação. Por isso, o movimento estudantil tem que lutar tem que ir às ruas para garantir nossos objetivos.
De acordo com Diego, essa semana, a Uges inicia uma série de panfletagem nas portas das escolas para mobilizar os jovens para este ato. “Sairemos ás 6 e meia da manhã do dia 24 da porta das principais escolas para estarmos cedo em Brasília, vão sair 20 ônibus de Goiânia e região metropolitana rumo a capital federal e para isso temos que mobilizar muita gente”, assinala Diego.
Principais bandeiras
Sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), cujas diretrizes foram elaboradas em 2010 pelo movimento educacional, foram encaminhadas ao Ministério da Educação sugestões de emendas para alterar a proposta final apresentada pelo próprio MEC ao Congresso. Entre elas, há duas questões que se destacam: a demanda de que a meta de investimento em educação seja de 10% do PIB e a batalha por 50% do Fundo Social do pré-sal para Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário