quinta-feira, 31 de março de 2011

Jornada de Lutas de Porto Alegre, estudantes na rua pela unificação do M.E no RS


No último dia 24 (quinta-feira), estudantes de todos os cantos da cidade de Porto Alegre e do estado, participaram da Jornada de Lutas 2011 da UNE, UBES, UGES, UMESPA e UEE/RS. Representando seus Diretórios Acadêmicos, DCE’s e Grêmios Estudantis os estudantes foram às ruas do centro da capital reivindicar o direito a uma educação de qualidade. A passeata contou com a participação de mais de 1.500 jovens, que durante todo o percurso saindo da Prefeitura Municipal de Porto Alegre até o Palácio Piratini, puxaram palavras de ordem e acompanharam com animação o caminhão de som com diversas lideranças do movimento estudantil que conduziam a caminhada.

Defendendo bandeiras de luta encaminhadas no 13° CONEB da União Nacional dos Estudantes, no 1° Encontro Nacional de Grêmios Estudantis da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e bandeiras da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE/RS), os estudantes destacaram as principais, como os 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação e a aprovação do novo Plano Nacional de Educação que esteja a serviço do Brasil. “A UEE/RS esta reivindicando avanços no ensino superior gaúcho e ao mesmo tempo reafirmando a importância de um piso salarial descente para os profissionais da educação, nosso slogan é “Avançar nas pautas da educação e na unidade do movimento estudantil.” disse Luiz Rafael (Presidente da UEE/RS).

Buscando um maior dialogo com o poder público, os estudantes destacaram a importância da parceria com a Secretaria de Educação e com o Governo do Estado de um modo geral “Essa caminhada não tem o intuito de atacar nem de ir contra ninguém, os estudantes aqui presentes querem ser parceiros e ajudar a construir soluções para a melhoria da educação, como a implantação de um Plano Estadual de Assistência Estudantil, valorização e ampliação da estrutura e cursos da UERGS e pela construção fortalecimento dos DCEs, DAs e CÃs em todas as universidades, construindo uma rede cada vez mais forte no movimento estudantil gaúcho” disse Arthur Machado da Veiga (Diretor da UEE/RS e acadêmico de Administração). Os representantes de Grêmios Estudantis da cidade subiram no caminhão de som e fizeram suas intervenções pautando a defesa de uma educação como meio transformação da sociedade para seus colegas, acompanhados pelo vereador DJ. Cássia, que prestigiou a mobilização.

“Ver esse grande numero de estudantes participando da Jornada de Lutas 2011 mostra a toda a sociedade que a juventude não esta acomodada, mas sim vindo pra rua defender seus direitos, através destas entidades tão importantes que são os Grêmios Estudantis” disse Pedro Igor Chaves (Secretário-Geral da UMESPA e Vice-Sul da UBES).

Após o encerramento da caminhada, uma comissão de estudantes foi recebida no Palácio Piratini, para tratar sobre o dialogo permanente que devera ser mantido entre as entidades e o governo do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário