terça-feira, 29 de março de 2011

UBES promove grande passeata em Manaus nesta terça (29/03)


Estudantes vão protestar contra o aumento das tarifas e a má qualidade no transporte coletivo

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) promove nesta terça-feira (29/03), em Manaus, uma grande passeata para protestar contra o aumento das tarifas e a má qualidade no transporte coletivo da capital amazonense. Com a presença do presidente da UBES, Yann Evanovick, os estudantes vão se concentrar na Praça do Congresso a partir das horas e seguem depois até a sede do Sindicato das Empresas de Transportes do Amazonas.

Este ano, a Jornada Nacional de Lutas da UBES, que é realizada em conjunto com a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a ANPG (Associação Nacional dos Pós Graduandos), terá como tema a frase “Educação tem que ser 10”, que vem acompanhado de 10 itens que as entidades consideram fundamentais para melhorar a qualidade do ensino no país e a situação dos estudantes brasileiros.

Encabeçam as reivindicações dos estudantes o financiamento público da educação, com 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, e a derrubada do veto presidencial ao projeto de lei que garante 50% do Fundo do Pré-Sal para o setor. Além disso, a UBES luta por leis específicas para dar mais qualidade ao ensino privado.

Os estudantes também querem o fim do vestibular a partir da instituição de um novo sistema de ingresso nas Instituições de Ensino Superior (IES) e nas Instituições Federais de Ensino Técnico (IFETs), com reserva de 50% das vagas para estudantes oriundos da rede pública.

A lista das reivindicações dos estudantes secundaristas segue com o Ensino Básico Integral unificando o ensino médio ao técnico, a democratização radical do acesso ao ensino em todos os níveis, ampliação robusta da participação pública nas matrículas e o Plano Nacional de Assistência Estudantil sendo financiado por um Fundo Nacional de Assistência Estudantil, a ser formado por 2% do orçamento do Ministério da Educação e mais 2% da arrecadação das instituições privadas.

Completam a lista da “Educação 10” a extensão do Programa Nacional de Passe Estudantil para todos os níveis de ensino, a gestão democrática com eleições diretas e conselhos paritários em todos os níveis de ensino nas instituições públicas e privadas e valorização dos profissionais da educação e ampliação mais ousada da qualidade do ensino em todos os níveis, além da erradicação do analfabetismo no país.

(Texto do jornalista Romerito Aquino – Assessoria de Imprensa da Jornada Nacional de Lutas);


Um comentário:

  1. www.marcelalexandre.com matéria: DESCONSTRUINDO A TARIFA DE ÔNIBUS - (...)não há fundamento no aumento da tarifa anunciado, pois, ou não se levou em consideração tais informações, ou tais dados apresentados pelo SMTU para basear o aumento da tarifa não são válidos. A preocupação esta na confiabilidade dos dados que deveriam justificar qualquer alteração na tarifa do transporte público. (NESTA MATÉRIA O VEREADOR MARCEL ALEXANDRE APONTA DADOS E CÁLCULOS QUE INDICAM QUE NÃO HÁ CONFIABILIDADE E NEM CREDIBILIDADE NOS DADOS QUE JUSTIFICARIAM O AUMENTO DA TARIFA. - NOTICIA SAIRÁ EM TODOS OS JORNAIS AMANHA 22/ST/2011 , HOJE JÁ SAIU NA ACRITICA....O VEREADOR IRÁ SE MANIFESTAR NA CÂMARA NA SEGUDA FEIRA. NÃO ABANDONEMOS O VEREADOR QUE TAMBÉM PODE SOFRER COAÇÃO.

    ResponderExcluir