quarta-feira, 28 de abril de 2010

Campanha “Se Liga 16!” chega a Delmiro Gouveia


Acima, alunos das escolas Luis Augusto, Watson Clementino, Francisca Rosa e Delmiro Gouveia participam da campanha “Se Liga 16”, em Alagoas.

A campanha “Se liga 16!” da UBES e da UNE que esta sendo realizada em Alagoas em parceria com o TRE-AL chegou a Delmiro Gouveia. A UBES em conjunto com a UNE e o TRE tem realizado palestras nas cidades do estado com o objetivo de estimular os jovens que completam dezesseis anos a tirarem o titulo de eleitor.

A palestra foi realizada na última quinta-feira, 22, no auditório das Rádios Delmiro AM/FM, e contou com a participação de estudantes das Escolas Luis Augusto, Watson Clementino, Francisca Rosa e Delmiro Gouveia. O espaço do auditório ficou pequeno diante da grande quantidade de presentes.

O diretor da UBES em Alagoas, Lindinaldo Freitas, lembrou como se deu a aprovação do voto aos dezesseis anos e falou que “naquela época havia um grupo de representantes da elite brasileira na constituinte que não queriam que os jovens tivessem o direito de votar”. Ele afirmou ainda que “hoje esses mesmos representantes das elites insistem em fazer com que a juventude não participe, pois só com a participação consciente de todos podemos construir uma realidade melhor”.

A diretora da União Nacional dos Estudantes em Alagoas, Claudia Petuba, acredita que “a participação da juventude no processo eleitoral é de fundamental importância, e momentos como esses despertam os jovens para além do simples fato de votar”. Ela afirma que “os jovens podem e devem contribuir para construção de um projeto de nação, e o voto nesse sentido é uma poderosa arma para grandes transformações”.

Para Lucas Ribeiro, presidente do Movimento Estudantil Delmirense, essas palestras “não só estimulam os jovens a participarem das eleições, mas contribuem para que a juventude se insira no debate de que tipo de Brasil lhe serve, participando assim da construção de um Projeto para o Brasil”.

A diretora da Escola Judiciária Eleitoral, Marinuza Barreto Costa, lembrou que muitos brasileiros perderam sua vida para que nós pudéssemos, hoje, definir os rumos que o nosso país deve tomar. E através de uma apresentação do processo eleitoral ela desmistificou muitas dúvidas presentes na cabeça dos jovens, principalmente aqueles que irão votar pela primeira vez.

Essa foi mais uma palestra da campanha “Se Liga 16!” que esta visitando várias cidades do estado. Você que vai completar dezesseis anos até o dia da eleição, no dia três de outubro, fique atento! O prazo para tirar o titulo de eleitor vai até 05 de maio. Portanto, vá até um cartório eleitoral mais próximo de sua casa ou pela internet através do site www.tse.gov.br

Entre em contato com a UBES e leve a "Se liga 16" para a sua escola. UBES: (11) 5084-5219 / 5082-2924.

Fonte: UBES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário