terça-feira, 20 de abril de 2010

A UBES e a UNE, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) estão realizando palestras nas escolas sobre o voto aos dezesseis anos. Trata-se da campanha nacional “Se Liga 16!”, que tem por objetivos estimular a participação da juventude na vida política do país e a tiragem do título de eleitor por aqueles que completam 16 anos.

A campanha já chegou ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) e, nesta quinta-feira, dia 15 de abril, foi a vez dos estudantes de várias escolas do Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada, CEPA. A palestra aconteceu no Espaço Linda Mascarenhas e contou com uma grande participação dos estudantes.

A marca das palestras tem sido a participação dos jovens e a desmistificação de muitas dúvidas presentes na cabeça daqueles que irão votar pela primeira vez. A Diretora da União Nacional dos Estudantes em Alagoas, Claudia Petuba, acredita que “a participação da juventude no processo eleitoral é de fundamental importância, e momentos como esses despertam os jovens para além do simples fato de votar”. Ela afirma que “os jovens podem e devem contribuir para construção de um projeto de nação, e o voto nesse sentido é uma poderosa arma para grandes transformações”.

O diretor da UBES em Alagoas, Lindinaldo Freitas, lembra que “o direito de votar a partir dos dezesseis anos foi uma conquista da juventude e esse direito não pode passar batido, a juventude deve participar das eleições e sempre tomar posição”.
Durante a palestra também foi informado aos presentes que quem ainda não completou dezesseis anos, mas completará antes do dia da eleição, 03 de outubro, pode tirar o título de eleitor e que o prazo para retirá-lo é até o dia 05 de maio.
As palestras vão continuar acontecendo. Semana que vem no dia 22/04 é a vez da cidade de Delmiro Gouveia e na outra semana as palestras chegam a Arapiraca, no dia 28/04, e Palmeira dos Índios, no dia 29/04. Se você já completou ou vai completar 16 anos fique atento, o prazo para tirar o título já está acabando e participe das palestras em sua cidade.

Fonte: Portal Vermelho


Um comentário:

  1. olá!
    boa tarde!

    sou Marcos Leite,diretor da UMES de Gov. Nunes Freire,Maranhão.Eu gostaria que vocês colocasse nosso blog em sua lista. o que achas?

    olha ai: http://umesgnf.blogspot.com


    ah! E parabéns companheiros pelo blog!

    se cuida e abraço!

    ResponderExcluir