segunda-feira, 26 de abril de 2010

Grêmios incentivam participação política

A escola onde você estuda tem a presença de um grêmio? Se ele não funciona de forma efetiva, o que acha da ideia de colocá-lo em atividade novamente? Considerado berço das discussões políticas, o grêmio pode ser o caminho para a busca de melhorias daquele problema que você tanto reclama na sua escola.

Afinal, ficar somente reclamando pelos cantos que o pátio está péssimo ou que a direção da escola não ajuda a organizar campeonatos não vai adiantar. Junto com seus colegas, poderá fazer muitas coisas: desde organizar aquela festa no final de semana a exigir melhorias na qualidade do ensino.

Por meio da integração com alunos de outras séries, a oportunidade é de ter voz na administração da escola, apresentando suas ideias e opiniões. Motivados por representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), estudantes de Cariacica organizaram as chapas para formar o grêmio e apresentaram suas propostas para o ano de gestão.

A reportagem de A GAZETA acompanhou a votação em duas escolas na última quarta-feira: Hunney Everest Piovesan e o Talma Sarmento, ambas públicas. Como no dia de uma eleição, os estudantes enfrentaram a fila para votar. A comissão eleitoral, formada pelos próprios alunos, organizou os procedimentos da votação, que movimentou a escola.

Cidadania

Para as diretoras Vera Lúcia Lemos, da escola Hunney Everest Piovesan, e Antonieta Schimith, da escola Talma Sarmento, a presença do grêmio ajuda a pensar o ambiente escolar em conjunto. Elas afirmaram que é um laboratório de rica experiência socializadora, bem como espaço de exercício da cidadania e início dos debates políticos.

A posse dos estudantes eleitos nos grêmios aconteceu na sexta-feira na Secretaria de Educação de Cariacica, com a presença de representantes da prefeitura e do governo estadual. Na ocasião, também foi lançada oficialmente no Estado a campanha “Se liga 16! 2010 é a nossa vez”, da Ubes. A intenção da campanha é estimular os adolescentes com 16 anos a tirar seu título de eleitor, além de promover a discussão do voto consciente.

Atenção! 5 de maio é o prazo limite para tirar o título de eleitor

Até esse dia, poderá ser tirado o título eleitoral para poder participar das eleições deste ano. Você deve procurar os cartórios eleitorais. Veja: http://www.tse.gov.br

A primeira vez de quem tem que conquistar votos

Eles lideraram chapas para concorrer ao grêmio da escola Hunney Everest Piovesan, onde estudam em Cariacica. Os estudantes Thiogo Vedove, Lorayne Herbst, Uriel Martins e Amanda Ferreira experimentaram a sensação de apresentar aos colegas as ideias para a escola, que possui mais de 3 mil alunos. Em comum, eles falaram de propostas de melhorias e da organização de atividades culturais no ambiente acadêmico. “Acho importante ter um grêmio. Queremos dar a nossa opinião”, afirmou Amanda, recebendo apoio de outros colegas.

"A formação dos grêmios é importante para os alunos e para a própria escola. Eles apresentam as suas ideias e já começam a despertar para o seu papel político”, afirmou Vera Lúcia Lemos.

Fonte: A Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário