sexta-feira, 30 de julho de 2010

Parlamentares são homenageados no 11º ENET


Responsáveis pela aprovação da emenda dos 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação são aclamados em ato realizado no 11º ENET da UBES na tarde desta terça-feira, dia 27

Em mais uma atividade do 11º Encontro Nacional de Escolas Técnica (ENET), uma grande cerimônia realizada no auditório da IFRN homenageou os Senadores da República que contribuíram de forma direta para a aprovação do projeto que visa destinar 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação. O ato foi marcado ainda pela apresentação da carta do ENET e da entrega do Projeto UBES Brasil.


Estiveram presentes os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE), Juliano Medeiros, que representou o senador José Nery (PSOL-PA) e a deputada federal Fátima Bezerra (PT-CE). A senadora Fátima Cleide (PT-DF) também foi lembrada por todo seu empenho em prol da aprovação. Compondo a mesa: os presidentes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick; da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas; o vereador da cidade de Natal, George Câmara, além do reitor da IFRN, Belchior de Oliveira.

Uma grande salva de palmas de cerca de 500 estudantes anunciou a entrada dos convidados na mesa. Yann Evanovick comentou sobre a importância das escolas técnicas para a formação profissional dos jovens. “A UBES reafirma que o seu principal dever é contribuir para ampliar e fazer com que as escolas técnicas a cada dia tenham a qualidade necessária para formar grandes profissionais”.

Com o debate girando em torno do tema “O Pré-sal e o Financiamento da Educação Profissional", Evanovick começou seu discurso falando sobre a grande jornada de lutas que aconteceu no início do ano e mobilizou milhares de jovens estudantes em todo o Brasil. “Muita gente ficou em dúvida, mas o movimento estudantil provou nas ruas que a pauta dos 50% do fundo social do Pré-sal mobiliza”, afirmou.

Em seguida, o presidente da UBES entregou ao representando do senador José Nery, a Deputada Fátima e o Senador Inácio Arruda, uma placa de agradecimento ao grande apoio à aprovação da emenda que destina 50% do Fundo Social do Pé-sal para a Educação.

Emocionada, Fátima agradeceu a homenagem recebida diante dos estudantes. “Para mim é uma grande alegria receber essa homenagem da UBES e da UNE, duas entidades que lutam e sempre lutarão pelos interesses dos estudantes no país. Muita coisa boa me aconteceu enquanto deputada federal, uma delas, a aprovação do FUNDEB que tive a honra de ser relatora”.

O representante do senador José Nery, Juliano Medeiros, levou as palavras e o sentimento do parlamentar em relação às conquistas protagonizadas pelos jovens estudantes. “A união de fará com que as reivindicações das entidades estudantis tenham propriedade para continuar lutando e conquistando”.

Arruda falou sobre a importância das escolas técnicas não só na vida profissional das pessoas, mas também na questão de incluir o indivíduo socialmente. “Quando peguei meu ‘canudo’ de eletrotécnica, no Ceará, percebi que não ficaria sem trabalho em lugar nenhum no mundo”.

O senador comentou o aumento significativo no número de escolas técnicas em todo o Brasil. “Em apenas oito anos de mandato do Presidente Lula, o número de institutos federais subiu de 100 para 214”. A expectativa é que até 2010 sejam 600 novos institutos federais.

Estudantes tomam as ruas de Natal
Na tarde de ontem, após a homenagem feita aos senadores, os estudantes que participaram do 11º ENET tomaram as ruas de Natal em direção à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com a alegria e empolgação típica dos secundaristas, faixas, bandeiras e palavras de ordem foram pronunciadas na concentração que aconteceu em frente ao portão principal da Universidade.

Na linha de frente, Yann Evanovick e Augusto Chagas ditavam o ritmo das centenas de jovens marcharam em direção à reitoria da instituição. Lá, o presidente da UBES leu a carta do ENET, com todas as resoluções do que foi debatido nos dois dias de debates do Encontro Nacional de Escolas Técnicas.

Em breve, veja na íntegra a carta do ENET e as fotos da manifestação.

Paulo Tonon, de Natal


____________________________________________________________________________________________
»Siga a UBES no twitter: @_ubes
»Siga o presidente da UBES no twitter: @yannubes



Nenhum comentário:

Postar um comentário